PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE SUBMISSÃO

2019-08-20

Dossiê: Estudos sobre gêneros textuais: perspectivas teóricas e aplicadas

Prazo para submissão: 31/08/2019

Submissão pela revista e pelo e-mail letrasemrevistauespi@gmail.com

As pesquisas que abordam os gêneros textuais, tanto numa perspectiva teórica quanto prática, são crescentes nas últimas décadas. O interesse sobre a temática dos gêneros vem sendo evidenciado não apenas a partir da implementação, em 1998, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e, ainda recentemente, da Base Nacional Comum Curricular, mas também a partir de eventos específicos.  Podemos citar, por exemplo, o Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos - SIGET, congresso bianual que está em sua décima edição.

Atualmente, as pesquisas sobre o tema pautam-se em diferentes concepções teórico-metodológicas, definindo e caracterizando os gêneros, bem como analisando seus usos nas práticas sociais. Diante da diversidade de aportes teóricos e metodológicos possíveis utilizados para descrevê-los e estudá-los, o propósito deste dossiê é reunir trabalhos inéditos que discutam esses aspectos. Entendemos que, nos estudos dos gêneros, os pesquisadores, embora tracem diferentes caminhos teórico-metodológicos e façam suas opções particulares, em última instância, levantam o mesmo questionamento: de que forma os gêneros textuais podem contribuir para a adequada compreensão das diferentes práticas sociais (educação básica, academia, comunicação pública, mídia, política, jurídica e contextos profissionais em geral) em que atuamos? Dessa forma, convidamos todos aqueles que se sintam motivados a dialogar sobre o tema aplicado às diversas áreas de atuação profissional a enviarem sua contribuição.

ORGANIZADORES:

Bárbara Olímpia Ramos de Melo (Universidade Estadual do Piauí)

Benedito Gomes Bezerra (Universidade Católica de Pernambuco e Universidade Estadual de Pernambuco)

Rosalice Pinto (Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Universidade Nova de Lisboa)

SEÇÃO LIVRE: funciona em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos na área dos estudos linguísticos, resultantes de pesquisa científica, originais de ensaios de caráter teórico, fundamentados em revisão de literatura, e resenhas de livros.