CONTOS DO NASCER DA TERRA: A LUA, A TERRA E O POETA

  • Heloisa Helena Siqueira Correia Universidade Federal de Rondônia
  • Keily Martins Francisco Universidade Federal de Rondônia

Resumo

As narrativas de Mia Couto unem o mundo “real” e os elementos míticos para compor o cotidiano ficcional de Moçambique, são obras que espantam e ao mesmo tempo chamam o leitor para a reflexão sobre o mundo que o cerca. Além do diálogo constante com mitos tradicionais ou, ainda, apropriações e empréstimos da matéria mítica, é possível afirmar que a obra do escritor moçambicano também produz mitos que fazem pensar, o que se pode notar nas três narrativas selecionadas, todas elas presentes na coletânea Contos do nascer da terra (2014), a saber: O último voo do tucano, A luavezinha e Raízes. Nas narrativas estão presentes humanos, animais e plantas em diversos tipos de relações, desde um ritual de nascimento até a criação de um mito pelas próprias personagens da narrativa. Dialogando com o estudioso do mito Mircea Eliade e leitores da obra de Mia Couto, procederemos à leitura das narrativas selecionadas em direção ao fazer reflexivo e questionador.


 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professora adjunta da Universidade federal de Rondônia.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano. Paz & Terra: 2002.

COUTO, Mia. Contos do nascer da terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Tradução Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1998.

______. O sagrado e o profano. Tradução Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

______. Tratado de história das religiões. Tradução Fernando Tomaz e Natália Nunes. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.

GARRARD, Greg. Ecocrítica. Tradução de Vera Ribeiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

ROSÁRIO, Lourenço Joaquim da Costa. A narrativa africana de expressão oral. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa / Luanda: Angolê, 1989.

SECCO, Carmen Lucia Tindó. A magia das letras africanas: ensaios sobre as literaturas de Angola e Moçambique e outros diálogos. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.

SILVA, Ana Cláudia da. A escrita pós-moderna de Mia Couto. Estudos Linguísticos, São Paulo, 37 (3): 309-316, set.-dez. 2008.

SILVA, Luciana Moraes da. Novas insólitas veredas: leitura de A varanda do frangipani, de Mia Couto, pelas sendas do fantástico. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2013.
Publicado
2018-07-20
Como Citar
CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; FRANCISCO, Keily Martins. CONTOS DO NASCER DA TERRA: A LUA, A TERRA E O POETA. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 8, n. 2, jul. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/1>. Acesso em: 18 abr. 2024.