OSMAN LINS, UM POETA-ESCULTOR: A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E ESCULTURA EM "CONTO BARROCO OU UNIDADE TRIPARTITA"
Resumo
O presente estudo tem por objetivo fomentar as discussões concernentes às relações interartísticas entre literatura e escultura a partir de “Conto Barroco ou Unidade Tripartita”, sexta narrativa de Nove, Novena, de Osman Lins. O grande intento destas palavras que aqui seguem é o embasamento da hipótese de correspondência entre o conto de Lins e a escultura homônima Unidade Tripartita, de Max Bill, escultor, arquiteto e teórico do design suíço do século XX. Além
de pensar a relação interarte, sob a ótica de Etienne Souriau e de Gotthold Ephraim Lessing, este texto explorará outros elementos inerentes à narrativa, que dialogam com a discussão da relação entre literatura e outras artes.
Referências
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SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. Tradução de Maria Cecília Queiroz de Moraes Pinto e Maria Helena Ribeiro da Cunha. São Paulo: Cultrix, 1983.
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SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. Tradução de Maria Cecília Queiroz de Moraes Pinto e Maria Helena Ribeiro da Cunha. São Paulo: Cultrix, 1983.
Publicado
2018-07-25
Como Citar
CAJÁ ALVES, Vanessa Pereira; HAZIN, Elizabeth de Andrade Lima.
OSMAN LINS, UM POETA-ESCULTOR: A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E ESCULTURA EM "CONTO BARROCO OU UNIDADE TRIPARTITA".
LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 8, n. 2, jul. 2018.
ISSN 2318-1788.
Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/174>. Acesso em: 04 dez. 2024.
Seção
SEÇÃO LIVRE