POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre livros didáticos (LD) de português para o Ensino Médio, na qual buscou-se identificar a abordagem acerca da argumentação (retórica e/ou linguística) nas atividades propostas com quatro gêneros textuais postos como argumentativos. Nesse sentido, aqui, pretende-se mostrar que é possível apresentar uma atividade com um gênero textual não posto como argumentativo, segundo os LD, apresentando ambas as concepções argumentativas, tomando como base a Nova Retórica, de Chaïn Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot (1987; 1988). A título de sugestão, propomos uma atividade, aos moldes da Análise Linguística, para tentar preencher a lacuna entre o que está prescrito nos documentos oficiais e o que efetivamente é ensinado aos alunos. Fundamentamos a análise com o apoio teórico de Nascimento (2009; 2012), Koch (2000), Espíndola (2001; 2004) e Cabral (2010), Geraldi (1984), entre outros.
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