Letramento literário: ações e reflexões mediadas pela cultura escolar
Resumo
Considerando que o modo como a literatura é trabalhada dentro das escolas precisa ser repensado, o presente artigo tem como objetivo favorecer teoricamente a discussão sobre novas alternativas para esse ensino, com vistas nas orientações e reflexões do letramento literário, buscando uma abordagem como réplica ativa, onde o contexto de produção, o lugar de recepção e o seu cronotopo contribuam para uma leitura plurissêmica, capaz de viabilizar aos leitores o pensamento reflexivo. Os resultados apontam para, nos moldes do letramento literário, que o professor deve adotar uma concepção visando ao prazer estético, que só poderá ocorrer dentro de uma concepção de leitura como réplica ativa e condições de produção e recepção, que favoreça a compreensão dos múltiplos sentidos presentes nos textos literários.
Referências
BRANDÃO, Heliana; MARTINS, Aracy. A leitura literária no PNLD diante dos PCNs: Pretextos versus contexto ou “A escolinha do professor do mundo”. In: Rojo Roxane; BATISTA, Antônio Augusto. (Orgs). Livro didático de Língua Portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas; Mercado das Letras, 2003.
CEREJA, Willian Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. 2. ed. São Paulo: Editora Atual, 2014.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014a.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014b.
COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Petrópolis- RJ: Vozes, 2008.
KLEIMAN, Angela. O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. Campinas-SP, 2007.
TERRA, Ernani. Leitura do texto literário. São Paulo: Contexto, 2014.
TODOROV. Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
PAULINO, Graça e COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v.5, n.2, p.77-91. 2003.