Letramento literário: ações e reflexões mediadas pela cultura escolar

  • Antonia Maria Medeiros da Cruz Universidade Federal de Alagoas
  • Manuel Álvaro Soares dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Considerando que o modo como a literatura é trabalhada dentro das escolas precisa ser repensado, o presente artigo tem como objetivo favorecer teoricamente a discussão sobre novas alternativas para esse ensino, com vistas nas orientações e reflexões do letramento literário, buscando uma abordagem como réplica ativa, onde o contexto de produção, o lugar de recepção e o seu cronotopo contribuam para uma leitura plurissêmica, capaz de viabilizar aos leitores o pensamento reflexivo. Os resultados apontam para, nos moldes do letramento literário, que o professor deve adotar uma concepção visando ao prazer estético, que só poderá ocorrer dentro de uma concepção de leitura como réplica ativa e condições de produção e recepção, que favoreça a compreensão dos múltiplos sentidos presentes nos textos literários.

Biografia do Autor

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Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestra
em Letras e Especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa, ambos pela
Universidade de Pernambuco. Tem 20 anos de experiência no cargo de professor e em
diversas funções (gestão e coordenação) nas redes públicas estadual, municipal e em faculdades da região, nos níveis de graduação e pós-graduação, em diversas disciplinas (Língua Portuguesa, Literatura, Avaliação, Políticas públicas, Gestão, Metodologias de ensino, etc). email: medeiros_cruz@hotmail.com

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Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras na Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/FALE/UFAL). Graduado em Letras Português e Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Atualmente, está vinculado ao Gr upo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP) da Uni versidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre letramento escolar, gêneros discursivos, multimodalidade, ensino de Língua Portuguesa, livro didático de Língua Portuguesa e estudos dialógicos. Atua como pr ofessor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). email: manuelalvaross@gmail.com

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Publicado
2019-07-05
Como Citar
MEDEIROS DA CRUZ, Antonia Maria; SOARES DOS SANTOS, Manuel Álvaro. Letramento literário: ações e reflexões mediadas pela cultura escolar. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 2, jul. 2019. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/206>. Acesso em: 15 out. 2019.