Letramento literário: ações e reflexões mediadas pela cultura escolar

  • Antonia Maria Medeiros da Cruz Universidade Federal de Alagoas
  • Manuel Álvaro Soares dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Considerando que o modo como a literatura é trabalhada dentro das escolas precisa ser repensado, o presente artigo tem como objetivo favorecer teoricamente a discussão sobre novas alternativas para esse ensino, com vistas nas orientações e reflexões do letramento literário, buscando uma abordagem como réplica ativa, onde o contexto de produção, o lugar de recepção e o seu cronotopo contribuam para uma leitura plurissêmica, capaz de viabilizar aos leitores o pensamento reflexivo. Os resultados apontam para, nos moldes do letramento literário, que o professor deve adotar uma concepção visando ao prazer estético, que só poderá ocorrer dentro de uma concepção de leitura como réplica ativa e condições de produção e recepção, que favoreça a compreensão dos múltiplos sentidos presentes nos textos literários.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestra
em Letras e Especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa, ambos pela
Universidade de Pernambuco. Tem 20 anos de experiência no cargo de professor e em
diversas funções (gestão e coordenação) nas redes públicas estadual, municipal e em faculdades da região, nos níveis de graduação e pós-graduação, em diversas disciplinas (Língua Portuguesa, Literatura, Avaliação, Políticas públicas, Gestão, Metodologias de ensino, etc). email: medeiros_cruz@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras na Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/FALE/UFAL). Graduado em Letras Português e Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Atualmente, está vinculado ao Gr upo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP) da Uni versidade Federal de Alagoas, onde desenvolve estudos sobre letramento escolar, gêneros discursivos, multimodalidade, ensino de Língua Portuguesa, livro didático de Língua Portuguesa e estudos dialógicos. Atua como pr ofessor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). email: manuelalvaross@gmail.com

Referências

______, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BRANDÃO, Heliana; MARTINS, Aracy. A leitura literária no PNLD diante dos PCNs: Pretextos versus contexto ou “A escolinha do professor do mundo”. In: Rojo Roxane; BATISTA, Antônio Augusto. (Orgs). Livro didático de Língua Portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas; Mercado das Letras, 2003.
CEREJA, Willian Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. 2. ed. São Paulo: Editora Atual, 2014.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014a.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014b.
COUTINHO, Afrânio. Notas de teoria literária. Petrópolis- RJ: Vozes, 2008.
KLEIMAN, Angela. O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. Campinas-SP, 2007.
TERRA, Ernani. Leitura do texto literário. São Paulo: Contexto, 2014.
TODOROV. Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
PAULINO, Graça e COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v.5, n.2, p.77-91. 2003.
Publicado
2019-07-05
Como Citar
MEDEIROS DA CRUZ, Antonia Maria; SOARES DOS SANTOS, Manuel Álvaro. Letramento literário: ações e reflexões mediadas pela cultura escolar. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 2, jul. 2019. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/206>. Acesso em: 21 nov. 2024.