LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO

  • Mariana Backes Nunes Universidade do Vale dos Sinos
  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho buscou investigar de que modo podem ocorrer os processos de leitura e produção colaborativa em língua inglesa de hipertextos multimodais a partir de tecnologias digitais. Para tanto, foram aplicadas tarefas com alunos de graduação em Letras de uma universidade pública do sul do país com proficiência intermediária em inglês. Hipertexto é um texto digital escrito e lido de forma não linear no qual podem ser adicionados links que permitem diferentes trajetórias de leitura de acordo com as escolhas feitas pelo leitor (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista e de caráter exploratório descritivo. A geração de dados foi dividida em três etapas com tarefas a serem realizadas em duplas, tendo em foco o gênero hipertextual apresentação gráfica acadêmica. Analisando os dados, constatamos que os graduandos conseguiram explorar os hipertextos, assim como as ferramentas digitais utilizadas, e compreenderam o leque de possibilidades que ele proporciona.

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Publicado
2020-06-03
Como Citar
BACKES NUNES, Mariana; DA SILVA CAMPELO COSTA BARCELLOS, Patrícia. LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/210>. Acesso em: 22 dez. 2024.