LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO

  • Mariana Backes Nunes Universidade do Vale dos Sinos
  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho buscou investigar de que modo podem ocorrer os processos de leitura e produção colaborativa em língua inglesa de hipertextos multimodais a partir de tecnologias digitais. Para tanto, foram aplicadas tarefas com alunos de graduação em Letras de uma universidade pública do sul do país com proficiência intermediária em inglês. Hipertexto é um texto digital escrito e lido de forma não linear no qual podem ser adicionados links que permitem diferentes trajetórias de leitura de acordo com as escolhas feitas pelo leitor (MARCURSHI, 2001; GOMES, 2010; RIBEIRO, 2018). A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista e de caráter exploratório descritivo. A geração de dados foi dividida em três etapas com tarefas a serem realizadas em duplas, tendo em foco o gênero hipertextual apresentação gráfica acadêmica. Analisando os dados, constatamos que os graduandos conseguiram explorar os hipertextos, assim como as ferramentas digitais utilizadas, e compreenderam o leque de possibilidades que ele proporciona.

Referências

AMATO, A. C. M. Apresentação Multimídia. In: MORAES, I. N.; AMATO, A. C. M. Metodologia da Pesquisa Científica, p.285-296, 2006.
BRUNS, B.; LUQUE, J. Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América
latina e no Caribe. Washington, D. C.: The World Bank, 2014, 53 p.
CADENA, R.; COUTINHO, S. G. Investigando projeções: critérios para a análise de apresentações digitais de slides. In: Anais [Pôster] do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings. São Paulo: Blucher, p. 1276-1282, 2015a.
CADENA, R. A.; COUTINHO, S G. O professor e a elaboração de materiais didáticos gráficos para a visualização coletiva de informações. In: V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 2016, Recife. Anais do V SILID & IV SIMAR, 2015b.
COSCARELLI, C. V. Apresentação: Abrindo a conversa. In: ____ (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 15-30.
GOMES, L. F. Hipertextos multimodais: leitura e escrita na era digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.
GOMES, L. F. Hipertexto no cotidiano escolar. 1 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011, 119 p.
KOMESU, F. Letramentos acadêmicos e multimodalidade em contexto de EaD semipresencial. Scripta, Belo Horizonte, v. 16, n. 30, p. 75-90, 1º sem, 2012.
LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Sample ‘the new’ in New Literacies. In: LANKSHEAR, C; KNOBEL, M (ORG). A New Literacies Sampler. New York: Peter Lang Publishing, 2006. vol. 29, cap. 1, p. 1-24.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007, 212 p.
MARCUSHI, L. A. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & no, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 79-111, 2001.
MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 368-386, 2010.
MOURA, J. B. de.; OLIVEIRA, L. R. O impacto da formação inicial de professores nas apresentações digitais em educação. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, vol. extr., n. 13, p. 11-14, 2015.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 495-517, set/dez, 2006.
PAIVA, V. L. M. O. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Orgs) A formação de professores de línguas: Novos Olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.v. 2, p. 209-230.
RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. 1ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
RIBEIRO, A. L. Hipertexto e saberes docentes. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 206-218, mai/ago, 2018.
ROJO, R; BARBOSA, J. P. Gêneros do discurso, multiletramentos e hipermodernidade. In:_____. Hipermodernidade,
multiletramentos e gêneros discursivos. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015, p. 115-145.
SANTANA, F. de J. S. O gênero textual apresentação em Powerpoint na sala de aula: um estudo de caso. Polifonia, Cuiabá-MT, v. 23, n. 33, p. 203-225, jan/jun., 2016.
TABORDA, M.; NUNES, S.; ANTUNES, V. Apresentações Virtuais Multimídia: A experiência do LaTIC/UERJ. In: Anais do Simpósio Internacional de Educação à Distância, Universidade federal de São Carlos, 2012, p. 1-13.
ZACHARIAS, V. R. de C. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 15-30.
Publicado
2020-06-03
Como Citar
BACKES NUNES, Mariana; DA SILVA CAMPELO COSTA BARCELLOS, Patrícia. LEITURA E PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS MULTIMODAIS EM CONTEXTO ACADÊMICO. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/210>. Acesso em: 16 abr. 2024.