O GÊNERO CAUSO E A RETEXTUALIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO

  • Gleiciane Rosa Vinote Rocha UERJ

Resumo

Este trabalho tem como objetivos refletir sobre as dificuldades encontradas para trabalhar a produção textual na educação básica e também propor possibilidades para superá-las por meio de uma sequência didática com a finalidade de reduzir marcas de oralidade inadequadas presentes nos textos escritos, levando para a sala de aula de um oitavo ano os processos de retextualização propostos por Marcuschi (2010) e o contínuo recomendado por Bortoni-Ricardo (2004), utilizando o gênero causo. Assim, os alunos puderam refletir sobre as semelhanças e diferenças entre as modalidades falada e escrita, respeitando as características do gênero textual em questão, por meio da retextualização de causos orais em escritos. Tendo como base estudos feitos também por Fávero (2014), Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (2011), Rojo (2009) e nas considerações dos PCN (1998). Foi possível observar a ampliação da competência da escrita, além do resgate cultural de práticas discursivas locais.

Referências

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Publicado
2020-06-03
Como Citar
ROCHA, Gleiciane Rosa Vinote. O GÊNERO CAUSO E A RETEXTUALIZAÇÃO: POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/214>. Acesso em: 19 abr. 2024.