DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO

  • Margareth Andrade Morais IFRJ

Resumo

O objetivo deste trabalho é, a partir de um breve panorama dos estudos
sobre referenciação, mostrar como esses conhecimentos podem ser utilizados nas
aulas de língua portuguesa, colaborando, principalmente, com o ensino da leitura.
Segundo os estudos atuais em Linguística de Texto, conforme apontam Mondada e
Dubois (2003), Cavalcante (2011) e Cavalcante e Santos (2014), a referenciação é um
processo sociocognitivo de construção de sentidos, o que permite a associação entre
esse fenômeno e a atividade de leitura. A fim de colaborar com o ensino de leitura, há
a análise de um gênero textual pouco utilizado na escola, a notícia esportiva, que versa
sobre resultados de partidas de futebol. A proposta de análise desse gênero destaca
como no texto se constituem cadeias referenciais, recategorizações e encapsulamentos,
demonstrando como esses elementos podem servir como “pistas” no ato da leitura.

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224-246.
Publicado
2018-02-22
Como Citar
MORAIS, Margareth Andrade. DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 8, n. 01, fev. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22>. Acesso em: 24 dez. 2024.