GÊNEROS DE TEXTO DA FAMÍLIA DAS EXPLICAÇÕES: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Litiele Oestreich Carvalho Universidade Federal de Santa Maria, RS
  • Cristiane Fuzer

Resumo

Neste estudo, são analisados textos que instanciam gêneros da família das Explicações presentes em livros didáticos de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental.   Com base em pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), os procedimentos de análise envolveram as funções léxico-gramaticais realizadas pelo sistema de Transitividade e a identificação das etapas e fases dos gêneros explicativos. Os resultados apontam cinco textos do gênero Explicação Fatorial, dois textos do gênero Explicação Fatorial e um macrogênero, que corresponde à combinação de Explicação Consequencial com Procedimento.

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Publicado
2020-06-03
Como Citar
CARVALHO, Litiele Oestreich; FUZER, Cristiane. GÊNEROS DE TEXTO DA FAMÍLIA DAS EXPLICAÇÕES: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/224>. Acesso em: 27 nov. 2020.