USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência prática com utilização de blog em aula de língua materna (atividade essa que foi desenvolvida por pibidianos do curso de Letras, do Instituto Federal do Tocantins). Para isso, realiza-se uma discussão sobre TIC, gêneros digitais e ensino e aprendizagem com base nos seguintes teóricos: Moura (2007), Marcuschi (2010), Komesu (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Coscarelli (2007) e Fonseca (2017). Após desenvolvimento das aulas sobre esse gênero, aplicou-se questionário estruturado aos estudantes para compreender a visão deles sobre seus respectivos aprendizados. Dessa forma, este estudo adota o paradigma qualitativo na sua condução. Para mais, o processo sequencial didático e análise dos dizeres dos alunos revelaram que o trabalho com blog na escola propicia construção do conhecimento de maneira apreciativa e inovadora, além de revelar, por outro lado, uma certa insegurança de alguns estudantes com a divulgação de seus textos on-line, apontando, assim, para necessidade de formação desses sujeitos para interagir nos espaços digitais/virtuais.
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