A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC EM CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DISTINTOS

  • Camila Rayssa Barbosa da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Alves Filho Universidade Federal do Piauí

Resumo

O presente trabalho propõe analisar e descrever como é organizada, em uma perspectiva retórica e funcional, a seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa de TCC do curso de Letras, produzidas em contextos diferentes, de uma universidade pública brasileira. Para realização das análises tomamos por base o modelo CARS, desenvolvido por Swales (1990), e o trabalho desenvolvido por Alves Filho e Alexandre (2015) acerca da organização retórica da seção de justificativa. O corpus dessa pesquisa é composto por 14 projetos de pesquisa produzidos durante a disciplina de TCC I. Foi realizada uma análise textual para verificar os movimentos e passos mais recorrentemente utilizados na seção de justificativa dos projetos do corpus. A realização das análises permitiu que estabelecêssemos a organização da seção de justificativa composto por três movimentos retóricos cujas funções são indicar as motivações deflagradoras da pesquisa, reivindicar aplicabilidade/utilidade da pesquisa e apoiar-se no campo teórico. Esses movimentos são realizados por doze passos.

Referências

ALVES FILHO, Francisco; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Organização retórica da seção de justificativa de projetos de pesquisa de programas de pós-graduação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 8. 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Edusp, 2015. p. 814 - 816. Disponível em: . Acesso em: 05 jan. 2017.
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SILVA, Camila Rayssa Barbosa da. Movimentos retóricos da seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa da
subárea de Linguística. Teresina: Pibic, 2015. (Não publicado)
Publicado
2020-06-04
Como Citar
SILVA, Camila Rayssa Barbosa da; ALVES FILHO, Francisco. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC EM CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DISTINTOS. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/246>. Acesso em: 26 abr. 2024.