Em busca da Iara: as várias vozes em um poema de Eucanaã Ferraz

  • José Hélder Pinheiro Alves Hélder Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Resumo

A poesia voltada para crianças, no Brasil, vem, cada vez mais, conquistando espaço junto a importantes editoras. No entanto, há o problema da qualidade estética de muitas destas publicações, aspecto a que a crítica tem dado pouca atenção. Dentre os autores de poesia contemporânea que vem produzindo obras de valor literário, apontamos Eucanaã Ferraz. Seu livro Poemas da Iara, retoma uma lenda bastante conhecida e elabora um trabalho de recriação dos mais inventivos. Seguiremos os passos do curumim em busca da Iara no livro-poema, apontando as soluções artísticas encontradas pelo poeta, ritmos e a relação que estabelece com a realidade a partir da fantasia. Ao final, indicaremos algumas sugestões de abordagem do livro no contexto escolar, voltadas para a criação de jogos dramáticos, com o objetivo de estimular a imaginação e a percepção dos leitores mirins. Embasa nosso percurso analítico as reflexões de Held (1980), Pinheiro (2007), Cascudo (2000), Lisboa (2002) e Bordini (1986).

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira, CECCANTINI, João Luís (org). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura Acadêmica; Núcleo Editorial Proleitura: 2012.
ALVES, J. Hélder Pinheiro. Poesia para crianças: novos livros, novos autores. In: ROSING, T. Maria, BURLEMAQUE, F. Verardi. De casa e de fora, de antes e de agora: estudos de literatura infantil e juvenil. Passo Fundo: Editora da UPE, 2010.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem & Estrela da manhã. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 8ª ed. São Paulo: Global, 2000.
CASCUDO, Luís da Câmara. Lendas brasileira. 3ª ed. São Paulo: Global, 2003.
CASEMIRO, Sandra Ramos. A lenda da Iara: nacionalismo literário e folclore. Dissertação de Mestrado. São Paulo: DLCV-FFLCH, 2012, 130p.
FERRAZ, Eucanaã. Poemas da Iara. Ilustração: André Sandoval. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2008.
FERRAZ, Eucanaã. Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2009.
FERRAZ, Eucanaã. Água sim. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.
FERRAZ, Eucanaã. Palhaço Macaco e Passarinho. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.
FERRAZ, Eucanaã. Em cima daquela serra. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017.
HELD, Jacqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. Trad. Carlos Rizzi. São Paulo: Summus Editorial, 1980.
LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997.
LISBOA, Henriqueta. Literatura oral para a infância e a juventude: lendas, contos & fábulas populares no Brasil. São Paulo: Editora Peirópolis, 2002. (Col. Melhores Poemas).
LISPECTOR, Clarice. Doze lendas brasileiras: como nasceram as estrelas. Ilustração: Suryara. Rio de Janeiro: ROCO, 2014.
MOREIRA, Luíza Franco (org). Cassiano Ricardo. São Paulo: Atual, xxxx
PERREIRA, Jaquelânia Aristides. POESIA E MÚSICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM O POEMA “A FLOR NA FESTA”, DE CECÍLIA MEIRELES. Revista Leia Escola. V. 14, n. 2 (2014), p. 36-45.
PINHEIRO, Hélder; Poesia na sala de aula. 3ª Ed. Campina Grande: Bagagem, 2007.
SLADE, Peter. O jogo dramático infantil: Trad. Tatiana Belinky. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
RICARDO, Cassiano. Martim Cererê. 14ª.Ed Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Trad. Ingrid D. Koudela. São Paulo: Perpectiva, 2017.
Publicado
2020-04-24
Como Citar
ALVES, José Hélder Pinheiro Alves Hélder. Em busca da Iara: as várias vozes em um poema de Eucanaã Ferraz. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 10, n. 2, abr. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/276>. Acesso em: 23 abr. 2024.