A MANIFESTAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NAS MÚSICAS “MENINOS E MENINAS”, “VENTO NO LITORAL” E “ESTRANHOS AMORES”, DE RENATO RUSSO
Resumo
Este artigo, cuja análise está pautada na Análise do Discurso de linha francesa,
objetiva demonstrar como a subjetividade se manifesta nas músicas “Meninos e Meninas”,
“Vento no Litoral” e “Estranhos Amores” (Strani Amore), de Renato Russo, compositor e
cantor pertencente à banda Legião Urbana nos anos 80 e 90. Procura-se expor de que maneira
a subjetividade marca os diferentes “tipos” de amor vividos pelo compositor em diferentes
fases de sua vida. Destaca-se também como a ideologia e o inconsciente contribuem para a
construção do discurso presente nas letras das músicas selecionadas. Para isso, toma-se como
embasamento teórico Mussalim (2009), Orlandi (2007), Silva e Henning (2011), além de
outros autores que contribuíram significativamente para a análise.
Referências
Disponível em:
MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In: MUSSALIN, F. e BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: domínio e
fronteiras. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 101-142.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos. 7. ed. São Paulo: Pontes, 2007.
SANTIAGO, J. Jacques Lacan: a estrutura dos estruturalistas e a sua. In: Mari, H.; Domingues, I. & Pinto, J. (orgs.)
Estruturalismo: memória e repercussões. Rio de Janeiro, Diadorim/UFMG, 1995, p. 221.
SILVA, R. B.; HENNING, M. P. A construção da subjetividade: notas sobre o sujeito. Humanand Social Sciences,
Maringá, v. 33, n. 1, fev./nov. 2011. Disponível em:
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/9439/9439. Acesso em: 15 nov.
2016.