DOSSIÊ ESTUDOS SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS: PERSPECTIVAS, TEMÁTICAS E CONTEXTOS

  • Bárbara Olímpia Ramos de Melo UESPI
  • Benedito Gomes Bezerra UNICAP/UPE
  • Rosalice Pinto Universidade Nova de Lisboa

Resumo

s pesquisas que abordam os gêneros textuais, tanto numa perspectiva teórica quanto prática, são crescentes nas últimas décadas. O interesse sobre a temática dos gêneros vem sendo evidenciado não apenas a partir da implementação, em 1998, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e, ainda recentemente, da Base Nacional Comum Curricular, mas também a partir de eventos específicos.  Podemos citar, por exemplo, o Simpósio Internacional de Gêneros Textuais/Discursivos - SIGET, congresso bianual que está em sua décima edição.


Atualmente, as pesquisas sobre o tema pautam-se em diferentes concepções teórico-metodológicas, definindo e caracterizando os gêneros, bem como analisando seus usos nas práticas sociais. Diante da diversidade de aportes teóricos e metodológicos possíveis utilizados para descrevê-los e estudá-los, o propósito deste dossiê é reunir trabalhos inéditos que discutam esses aspectos. Entendemos que, nos estudos dos gêneros, os pesquisadores, embora tracem diferentes caminhos teórico-metodológicos e façam suas opções particulares, em última instância, levantam o mesmo questionamento: de que forma os gêneros textuais podem contribuir para a adequada compreensão das diferentes práticas sociais (educação básica, academia, comunicação pública, mídia, política, jurídica e contextos profissionais em geral) em que atuamos? Dessa forma, convidamos todos aqueles que se sintam motivados a dialogar sobre o tema aplicado às diversas áreas de atuação profissional a enviarem sua contribuição.

Publicado
2020-06-04
Como Citar
MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; BEZERRA, Benedito Gomes; PINTO, Rosalice. DOSSIÊ ESTUDOS SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS: PERSPECTIVAS, TEMÁTICAS E CONTEXTOS. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/289>. Acesso em: 22 dez. 2024.