O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO

  • Marina Totina de Almeida Lara UNESP

Resumo

As novas possibilidades de atuação humana nas esferas de atividade fazem
com que, cotidianamente, novos gêneros se configurem e se reorganizem. Com
possibilidade de existência garantida por novos espaços de dizer (pela internet, por
exemplo), esses enunciados definem novos modos de leitura, pois, majoritariamente,
compõem-se com materialidades além do signo verbal. Neste artigo, propomos
discutir o meme como gênero do discurso e como recurso didático-pedagógico no blog
de um cursinho pré-vestibular, o Desconversa. A perspectiva teórico-metodológica
adotada para a discussão é a de Bakhtin e seu Círculo, que propõe uma análise
dialógica dos enunciados.

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Publicado
2018-02-22
Como Citar
TOTINA DE ALMEIDA LARA, Marina. O GÊNERO “MEME” EM POSTS DE BLOG EDUCACIONAL: LENDO ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS COM BAKHTIN E O CÍRCULO. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 8, n. 01, fev. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/29>. Acesso em: 24 dez. 2024.