INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
Resumo
Os avanços tecnológicos não só transformam a vida das pessoas como refletem
também no uso da linguagem e das práticas comunicativas. A interação via Internet está
cada vez mais presente na sociedade atual e a linguagem possui um papel fundamental
nessas novas formas de interagir. Partindo de uma visão da linguagem como prática
situada, essa pesquisa observa os efeitos do uso das marcas de oralidade na interação online,
em especial nos blogs de viagem. A partir dos pressupostos teóricos da
Sociolinguística Interacional, da Análise da Conversação e dos estudos de Oralidade e
Escrita, foram analisadas as marcas de oralidade em uma postagem do Blog 360 meridianos,
e como o uso dessas marcas causam efeito de intimidade e amizade, que fazem o leitor
cooperar através da ferramenta “comentários”. Considerando o contexto mercadológico
atual dos blogs de viagem no Brasil e a necessidade de mais leitores curtindo, comentando,
seguindo e compartilhando, esse estudo mostra que o uso da linguagem é essencial para
conseguir o efeito persuasivo desejado.
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