OS MARCADORES "QUANDO" E "ENQUANTO" E SUAS IMPLICAÇÕES EM RELAÇÃO A TEMPO E ASPECTO PELA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é investigar o modo de funcionamento das marcas quando e enquanto à luz da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) de Antoine Culioli, apresentando uma análise destas marcas não como elemento previamente classificado, mas baseada na construção de valores temporais-aspectuais no ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de uma semântica construtivista, mais especificamente na linha de investigação que busca os valores referenciais através da diversidade dos sentidos de suas ocorrências, partindo do princípio de que o sentido é construído no e pelo enunciado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo corpus é composto de 11 enunciados extraídos do corpus do português, Google e exemplos nossos. A análise do corpus demonstrou o propósito de promover uma reflexão que busque práticas didáticas que contribuam para a exploração do sentido no ensino de Língua Portuguesa no contexto de sala de aula.
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