OS DÊITICOS DISCURSIVOS E A PERSUASÃO NO GÊNERO PROPAGANDA
Resumo
RESUMO: Neste trabalho, objetiva-se investigar como os dêiticos discursivos atuam na construção da persuasão no gênero propaganda. Assim, o problema da pesquisa constitui-se no seguinte questionamento: Como a referenciação dêitica manifesta-se na construção da persuasão em textos verbo-imagéticos de propagandas? A pesquisa tem natureza quanti-qualitativa e fundamenta-se em importantes pesquisas e publicações, dentre as quais figuram os trabalhos de: Apothéloz (2003), Cavalcante (2000), Custódio Filho e Silva (2013), dentre outros que discutem sobre a referenciação. Em relação ao gênero, baseia-se em Sousa (2005), Marcuschi (2008) e Bezerra (2017). Quanto à argumentação, segue-se os postulados de Perelman e Tyteca (2005), Koch e Elias (2016) O corpus para as análises é formado por 03 (três) exemplares de propagandas. Assim, no âmbito da Linguística Textual, a pesquisa contribui para a ampliação dos estudos sobre os processos referenciais no lastro das abordagens linguísticas em textos verbo-imagéticos.
Referências
Letras em Revista (ISSN 2318-1788), Teresina, v. 12, n. 01, jan./jun. 2021224propagandas comerciais. ESTUDOS LINGUÍSTICOS, São Paulo, 38 (3): 469-480, set. dez. 2009. Disponível em: