OS DÊITICOS DISCURSIVOS E A PERSUASÃO NO GÊNERO PROPAGANDA

Resumo

RESUMO: Neste trabalho, objetiva-se investigar como os dêiticos discursivos atuam na construção da persuasão no gênero propaganda. Assim, o problema da pesquisa constitui-se no seguinte questionamento: Como a referenciação dêitica manifesta-se na construção da persuasão em textos verbo-imagéticos de propagandas? A pesquisa tem natureza quanti-qualitativa e fundamenta-se em importantes pesquisas e publicações, dentre as quais figuram os trabalhos de: Apothéloz (2003), Cavalcante (2000), Custódio Filho e Silva (2013), dentre outros que discutem sobre a referenciação. Em relação ao gênero, baseia-se em Sousa (2005), Marcuschi (2008) e Bezerra (2017). Quanto à argumentação, segue-se os postulados de Perelman e Tyteca (2005), Koch e Elias (2016) O corpus para as análises é formado por 03 (três) exemplares de propagandas. Assim, no âmbito da Linguística Textual, a pesquisa contribui para a ampliação dos estudos sobre os processos referenciais no lastro das abordagens linguísticas em textos verbo-imagéticos.

Referências

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Publicado
2022-04-17
Como Citar
E SILVA SOARES DA ROCHA, Evando Luiz; SILVA, Ailma do Nascimento. OS DÊITICOS DISCURSIVOS E A PERSUASÃO NO GÊNERO PROPAGANDA. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 12, n. 01, abr. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/369>. Acesso em: 13 nov. 2024.