EDUCAÇÃO FEMININA NO PIAUÍ: CONTRIBUIÇÕES DO PERIÓDICO BORBOLETA

  • Fabíola Nunes Brasilino Universidade Federal do Piauí
  • Raimunda Celestina Mendes da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Resumo

No final do século XIX e início do século XX, no Brasil, as mulheres passam a reivindicar igualdade em relação aos homens, em diversos âmbitos da vida social, questionando a submissão feminina e a restrição do acesso à educação, ao mercado de trabalho e à participação política. Nesse período, escritoras publicam livros e organizam periódicos, a exemplo do jornal Borboleta, que circulou em Teresina de 1904 a 1907, tendo como redatoras Helena Burlamaqui, Maria Amélia Rubim e Alaíde Burlamaqui. Projeto inovador para a época, a proposta de o Borboleta era dar oportunidade às mulheres de participarem ativamente da cultura, bem como promover a conscientização da sociedade para a importância da educação feminina. Dessa forma, este trabalho explicita as contribuições do periódico Borboleta para a formação educacional da mulher piauiense. Como aporte teórico foram consultados os seguintes autores: Alves (1985), Pitanguy (1985), Zolin (2009), Duarte (1987), Safiotti (1987), entre outros.

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Possui graduação em Licenciatura Plena em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Piauí (2010) e  Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Mestre em Letras (UESPI). Atualmente é bibliotecária documentalista efetiva da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca, desenvolvimento de coleções, deficiente visual, acesso à informação e inclusão social.

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Publicado
2021-04-28
Como Citar
NUNES BRASILINO, Fabíola; SILVA, Raimunda Celestina Mendes da. EDUCAÇÃO FEMININA NO PIAUÍ: CONTRIBUIÇÕES DO PERIÓDICO BORBOLETA. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 11, n. 2, abr. 2021. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/391>. Acesso em: 21 nov. 2024.