CINEMA E DISCURSO: A IMAGEM DA PERIFERIA NO DOCUMENTÁRIO “ARROZ COM FEIJÃO”

  • Rita de Cássia Dias Verdi Fumagalli Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar Freitas

Resumo

A temática deste estudo tem como foco a análise do discurso
cinematográfico pelo viés da Análise de Discurso de linha francesa. O objetivo da
pesquisa volta-se para a construção da imagem da periferia nas cenas validadas no
episódio “Arroz com feijão” do documentário Cinco vezes favela, agora por nós mesmos
(2010). Esse projeto reúne curtas-metragens realizados por jovens cineastas originários
de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Utilizamos, como fundamentação teórica,
os pressupostos de Maingueneau (2008, 2012, 2013, 2014) com base nos conceitos de
cenografia e de ethos aplicados à linguagem verbo-visual cinematográfica. Diante do
enfoque abordado por cada episódio, a história de Wesley e Orelha, duas crianças que
vivenciam a monotonia da combinação arroz com feijão, e enfrentam um longo
percurso em busca de um frango para pôr à mesa, leva-nos a compreender como o
processo de adesão dos sujeitos a certos discursos e sua relação com os
posicionamentos ideológicos e culturais concretizam-se nos enunciados solidificados
pelo documentário, rompendo com estereótipos, imagens estigmatizadas e lugarescomuns
atribuídos ao indivíduo da periferia.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen; Doutoranda em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Referências

ARROZ COM FEIJÃO. Direção e roteiro de Rodrigo Felha e Cacau Amaral. In: MAGALHÃES, Renata de
Almeida; DIEGUES, Carlos. (Prod.). 5 X favela, agora por nós mesmos. Brasil: Luz Mágica produções, 2010, 100
min. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2016.
AMOSSY, Ruth. O ethos na intersecção das disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In:
AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p.
119-144.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Trad. Mônica Saddy Martins. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2005.
CARNEIRO, Maria Angélica. Cenografia e ethos: legitimação enunciativa em uma notícia jornalística. Alfa:
Revista de Linguística - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. São Paulo, v. 48, n. 2, p. 107-116,
2004. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.
FREITAS, Ernani Cesar de. Linguagem na atividade de trabalho: ethos discursivo em editoriais de jornal
interno de empresa. Desenredo, Revista do Programa de Pós-Graduação em letras da Universidade de Passo
Fundo, v. 6, n. 2, p. 170-197, jul./dez. 2010. Disponível em:
. Acesso em: 02 jun. 2016.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. Sírio Possenti, Maria Cecília Péres Souza-e-Silva (Org.).
São Paulo: Parábolas, 2008.
______. Discurso Literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2012.
______. Análise de textos de comunicação. 6. ed. Trad. Cecília P. Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez,
2013.
______. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do
ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 69-92.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense, 2003.
Publicado
2018-02-22
Como Citar
DIAS VERDI FUMAGALLI, Rita de Cássia; FREITAS, Ernani Cesar. CINEMA E DISCURSO: A IMAGEM DA PERIFERIA NO DOCUMENTÁRIO “ARROZ COM FEIJÃO”. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 8, n. 01, fev. 2018. ISSN 1980-7732. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/40>. Acesso em: 25 set. 2018.