REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR NO PCNEM: VOZES SILENCIADAS E AUTONOMIA LIMITADA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise crítica do discurso (ACD)
de partes selecionadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) a
fim de saber como os professores são representados neste documento. Propõe-se também
contribuir para a pesquisa sobre o uso da ACD para a análise de políticas educacionais uma
vez que, de acordo com Taylor (2004), há poucos trabalhos na literatura sobre o assunto.
Para alcançar os objetivos propostos, eu recorro ao modelo para ACD proposto por
Chouliaraki & Fairclough (1999) para a análise da forma como os professores são
representados no PCNEM. Minha intenção é utilizá-lo como uma ferramenta para me guiar
na tentativa de incluir: a) uma análise dos textos a partir da identificação de características
através das quais discursos podem ser reconhecidos; b) uma análise da natureza
interdiscursiva dos textos e c) uma análise das práticas sociais e culturais. A análise das partes
selecionadas do documento aponta para a posição de subordinação em que professores são
geralmente representados em políticas educacionais.
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