REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR NO PCNEM: VOZES SILENCIADAS E AUTONOMIA LIMITADA

  • Fernanda Ramos Machado Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise crítica do discurso (ACD)
de partes selecionadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) a
fim de saber como os professores são representados neste documento. Propõe-se também
contribuir para a pesquisa sobre o uso da ACD para a análise de políticas educacionais uma
vez que, de acordo com Taylor (2004), há poucos trabalhos na literatura sobre o assunto.
Para alcançar os objetivos propostos, eu recorro ao modelo para ACD proposto por
Chouliaraki & Fairclough (1999) para a análise da forma como os professores são
representados no PCNEM. Minha intenção é utilizá-lo como uma ferramenta para me guiar
na tentativa de incluir: a) uma análise dos textos a partir da identificação de características
através das quais discursos podem ser reconhecidos; b) uma análise da natureza
interdiscursiva dos textos e c) uma análise das práticas sociais e culturais. A análise das partes
selecionadas do documento aponta para a posição de subordinação em que professores são
geralmente representados em políticas educacionais.

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Publicado
2018-02-22
Como Citar
RAMOS MACHADO, Fernanda. REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR NO PCNEM: VOZES SILENCIADAS E AUTONOMIA LIMITADA. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 8, n. 01, fev. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/42>. Acesso em: 24 dez. 2024.