A presença da cidade na obra de Fernando Namora: uma leitura sobre a solidão

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre a presença da cidade na obra do escritor português Fernando Namora a partir de dois romances: O Homem Disfarçado (1957) e O Rio Triste (1982), visando demonstrar o quanto o jogo ficcional do autor explora a paisagem e a ambiência urbanas para criar sensações e estabelecer significados. O estudo conta, principalmente, com a teoria sobre espaço/corpo, de Félix Guattari (1992), com A arquitetura e os sentidos (2011), do filósofo/arquiteto Juhani Pallasmaa, além do livro Literatura e Paisagem em diálogo (2012), organizado por Carmen Negreiros, Ida Alves e Masé Lemos, entre outros. O trabalho se vale ainda do conceito de dromologia, cunhado por Paul Virilio (1993), de modo a pensar na aceleração dos corpos no espaço urbano e na consequente solidão dos mesmos.

Referências

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
CURSINO, Karina Frez. A presença da cidade na obra de Fernando Namora: uma leitura sobre a solidão. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 13, n. 02, dez. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/421>. Acesso em: 21 dez. 2024.