A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS

  • Josilene Pinheiro-Mariz UFCG
  • Mariana de Normando Lira

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar o papel da Intercompreensão de Línguas
Românicas (IC), como metodologia de ensino de línguas estrangeiras no âmbito da
Educação Infantil. Buscou-se identificar e descrever fundamentos da IC e sua utilização
como metodologia para o ensino de línguas estrangeiras; compreender a proposta
metodológica da IC e a sua aplicação desde o Ensino Infantil, identificando caminhos que
possibilitem a formação de cidadãos plurilíngues e pluriculturais em nosso meio, analisando
em documentos, estratégias de ensino que possibilitariam a presença da IC no ensino
infantil. Tomamos por base os estudos de Capucho (2009) e Blank (2009) e encontramos
em Kail (2015) e Vanthier (2009) reflexões que dão suporte para se pensar no ensino de
línguas estrangeiras desde a infância. Os resultados evidenciaram que a IC pode contribuir
significativamente na formação das crianças em seu sentido mais amplo

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Publicado
2018-02-22
Como Citar
PINHEIRO-MARIZ, Josilene; LIRA, Mariana de Normando. A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 8, n. 01, fev. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43>. Acesso em: 03 jul. 2024.