Fora do lado de dentro, dentro do lado de fora: narrador-andarilho em Não Tive Nenhum Prazer em Conhecê-Los, de Evandro Affonso Ferreira
Resumo
Este escrito propõe uma análise de Não tive nenhum prazer em conhecê-los, romance de Evandro Affonso Ferreira construído a partir de uma narrativa fragmentada-epigramada, cujo narrador-personagem, escritor e andarilho, deambula pelas ruas da ‘metrópole apressurada’. Por um jogo de perambulação e imaginação, o narrador-andarilho busca fugir de sua própria condição para retornar a si – de um outro jeito, do mesmo jeito. Partindo de uma leitura da cidade e das implicações do ambiente urbano, objetivamos notar como este narrador-andarilho se percebe a partir deste jogo de (des)caminhos e fragmentos, que comparecem na narrativa criando uma rede de deslocamentos e, ao mesmo tempo em que desenham uma cartografia própria, assumem novos significados. As possibilidades aqui buscadas não estão somente no que se coloca como evidência do que é dito, mas também naquilo que se interpõe enquanto lacuna, como ausência, a partir do não-dito.
Referências
BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Edição e tradução de João Barrento. 1ª ed. 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
BLANCHOT, M. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
COVERLEY, M. A arte de caminhar: o escritor como caminhante. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
DALCASTAGNÉ, R. Deslocamentos urbanos na literatura brasileira contemporânea. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, vol. 3, n. 1, p. 31-37, 2014.
ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
FERRARA, L. D. Ver a cidade. São Paulo: Nobel, 1988.
FERREIRA, E. A. Minha mãe se matou sem dizer adeus. Rio de Janeiro: Record, 2010.
_____. Não tive nenhum prazer em conhecê-los. Rio de Janeiro: Record, 2016.
_____. Os piores dias de minha vida foram todos. Rio de Janeiro: Record, 2014.
GOMES, R. C. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Prefácio de Eneida Maria de
Souza. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
MELO, C. V. O lugar do romance na literatura brasileira contemporânea. 2010, 278p. Tese (Doutorado em
Literatura Brasileira). – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
RANCIÈRE, J. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.
SANTOS, L. A. B. Textos da cidade. In: VASCONCELOS, M. S.; COELHO, H. R. (orgs.). 1000 rastros rápidos: cultura e milênio. Belo Horizonte: Autêntica, p. 131-138, 1999.