Uma análise comparativa das obras “Becos da Memória” e “Quarto de Despejo”: a favela como espaço e como lugar

Resumo

O objetivo deste trabalho é comparar a representação do espaço nas obras Becos da Memória (2017) de Conceição Evaristo e Quarto de Despejo (1963) de Carolina Maria de Jesus. De modo específico, trata-se de analisar o papel que a favela desempenha na vida de Maria-Nova e Carolina, ressaltando os aspectos sociais e geográficos. Ambas as obras trazem uma visão de dentro da favela: em Becos da Memória, Maria-Nova narra como foi à construção e a demolição da favela. Em Quarto de Despejo, por seu turno, Carolina conta em uma espécie de diário a rotina e as lutas que enfrentava no espaço em pauta. Teoricamente fundamentado nos Estudos Comparados (CARVALHAL, 2006; NITRINI, 2010), recorremos à pesquisa bibliográfica e também à análise interna da composição dos livros para desenvolvimento do trabalho. Dessa forma, verificou-se as convergências e singularidades das representações produzidas sobre o espaço nas duas obras, bem como a influência que este produzia sobre a própria vida dos personagens sob análise.


 

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
SOUSA, Francisca Katrine de Carvalho; NERIS, Wheriston Silva. Uma análise comparativa das obras “Becos da Memória” e “Quarto de Despejo”: a favela como espaço e como lugar. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 13, n. 02, dez. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/443>. Acesso em: 25 abr. 2024.