ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

Resumo

O resumo acadêmico é um gênero comumente estudado em conexão com o ensino superior e a pós-graduação, porém também constitui uma prática comunicativa em projetos de iniciação científica no ensino médio (IC-EM), quando o estudante precisa produzi-lo como parte do relatório final da pesquisa realizada. Considerando a necessidade de compreender a prática de escrita de gêneros acadêmicos na educação básica, o objetivo deste estudo foi investigar a organização retórica do resumo acadêmico, incluindo as estratégias de flexibilização e ciclicidade na distribuição das informações ao longo do texto. O estudo fundamentou-se na abordagem de análise de gêneros e análise de movimentos de Swales (1990) e no modelo de organização retórica de resumos proposto por Biasi-Rodrigues (1998). Foi examinado um corpus de 10 resumos publicados nos anais de um evento de IC-EM nos anos de 2017 e 2019. Os resultados das análises indicam que o resumo na iniciação científica do ensino médio apresenta traços característicos de outras modalidades de resumo acadêmico, mas também exibe marcas singulares decorrentes da especificidade de seus propósitos comunicativos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Ciências da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Recife-PE. E-mail: karla.epiphania@yahoo.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4824821413064591. OrcID: https://orcid.org/0000-0001-5791-125X.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Linguística. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Recife-PE. E-mail: benedito.bezerra@unicap.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7286734462024652. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-7382-0937.

Referências

ALVES FILHO, F. Versatilidade e plasticidade regrada no gênero resumo em eventos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 6, João Pessoa, 2009. Anais... João Pessoa: Ideia, 2009. p. 1550-1556. CD-ROM.
ARAÚJO, J. Constelação de gêneros: a construção de um conceito. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.
BHATIA, V. K. Análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. (org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009. 159-195.
BIASI-RODRIGUES, B. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. 307 f. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
BIASI-RODRIGUES, B. O gênero resumo: uma prática discursiva da comunidade acadêmica. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 49-75.
MELO, B. R. M.; BEZERRA, B. G. A escrita de resumos no quadro dos letramentos acadêmicos de estudantes de graduação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, 2021. p. 197-225. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/fCz3T4KLhqxmBWZ6MSs34zM/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2021.
MENDONÇA, E. M. Resumo de trabalhos para congresso: uma proposta didática. Ao Pé da Letra, Recife, v. 15, n. 1, p. 69-91, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/231807. Acesso em: 20 setembro 2020.
MIRANDA, F. Contribuições para um modelo didático do gênero “resumo de comunicação”. In: PEREIRA, R. C. M. (org.). Ateliê de gêneros acadêmicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, 2020. p. 267-308.
MOTTA-ROTH; D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MOTTA-ROTH; D.; HENDGES, G. R. Uma análise transdisciplinar do gênero abstract. Intercâmbio, São Paulo, v. 7, p. 125-134, 1998. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/view/4009/2657 . Acesso em: 15 maio 2020.
OLIVEIRA, J. H. P. Análise de gêneros em contextos específicos: organização retórica e construção de sentidos no resumo de comunicação para eventos acadêmicos. 2017. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UCAP_7ec05bf56a771159978d3c9cd0a374e1. Acesso em: 05 maio 2020.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and researching settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
Publicado
2022-04-08
Como Citar
GÓIS, Karla Epiphania Lins de; BEZERRA, Benedito Gomes. ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 12, n. 01, abr. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/454>. Acesso em: 07 out. 2022.