A DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO: UM PERCURSO EM CONSTRUÇÃO

Resumo

Apresentação do Dossiê: A DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO: UM PERCURSO EM CONSTRUÇÃO

Referências

BERNSTEIN, Basil. Class, codes and control I. London: Routledge, 1971.
BERNSTEIN, Basil. Class, codes and control III. London: Routledge, 1971.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística e educação. São
Paulo: Parábola, 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, DF: MEC, 2018.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
CYRANKA, Lúcia F. Mendonça. A pedagogia da variação linguística é possível? In: ZILLES, Ana Maria Stahl; FARACO, Carlos Alberto (orgs.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015. p. 31-52.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
HYMES, Dell. On communicative competence. In: PUGH, A. K.; LEE, V. J.; SWANN, J. (eds.). Language and language use. London: Heinemann, 1966. p. 89-104.
LABOV, William. The Logic of Nonstandard English. In: ALATIS, J. Monograph Series on Languages and Linguistics. Washington: Georgetown University Press, 1969. p. 1-43.
LABOV, William. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
MAYBIN, Janete. Language and education. In: LLAMAS, C.; MULLAY, L.; STOCKWELL, P. (eds.).The Routledge Companion to Sociolinguistics. London: Routledge, 2007). p. 157-163.
ZILLES, Ana Maria Stahl; FARACO, Carlos Alberto (orgs.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.
Publicado
2022-04-07
Como Citar
SILVA, Ailma do Nascimento; BRESCANCINI, Claudia Regina. A DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO: UM PERCURSO EM CONSTRUÇÃO. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 12, n. 01, abr. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/459>. Acesso em: 03 dez. 2024.