O FENÔMENO DA PAUSA NA CORRELAÇÃO FALA-ESCRITA

Resumo

O artigo tem como foco refletir sobre o contínuo fala-escrita em relação a aspectos prosódicos e sinais gráficos da pontuação em fronteiras de constituintes sintáticos. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter quantitativo e variacionista, tomando como varável dependente a ausência versus presença de pausa nas modalidades oral e escrita no intervalo V/SN2. Os corpora da pesquisa são de conversas espontâneas do C-oral Brasil e de produção textuais da amostra Sabere, ambos com dados de informantes com 18 anos incompletos. Os dados revelam convergência de parâmetros melódicos e rítmicos no contínuo fala-escrita, assinalando a importância em considerar aspectos prosódicos no ensino dos sinais gráficos da pontuação na educação básica.

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Publicado
2022-04-07
Como Citar
MOLLICA, Maria Cecília; BATISTA, Hadinei; AVELAR, Daillane dos Santos. O FENÔMENO DA PAUSA NA CORRELAÇÃO FALA-ESCRITA. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 12, n. 01, abr. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/460>. Acesso em: 11 dez. 2024.