Lutas (meta)discursivas no gênero Carta/Nota de Repúdio: a (im)polidez nas instâncias da interação

Resumo

Com este trabalho, almejamos analisar como (e quais) estratégias de (im)polidez mitigam/intensificam, direta e indiretamente, lutas (meta)discursivas entre interagentes inscritos/as em uma Carta/Nota de Repúdio. No âmbito teórico, valemo-nos da interface da Sociolinguística Interacional e da Pragmática, buscando, para tanto, articular os debates de (im)polidez e de metapragmáticas no gênero discursivo em questão. No âmbito metodológico, o estudo, ancorado a um paradigma qualitativo, adota a Análise de Discurso Crítica como inscrição epistêmica, devido ao nosso interesse por uma análise que perpasse as esferas linguístico-discursiva e pragmático-interacional, com foco na convergência texto-discurso e sociedade. No âmbito analítico, analisamos uma carta produzida por Alexandre Lencina Fagundes, presidente da COSEMS/SC, em repúdio às atitudes de Carlos Wizard, ex-conselheiro do Ministério da Saúde, que, de modo geral, sinaliza seu repúdio por meio de recursos linguístico-discursivos mitigadores.

Referências

ALBUQUERQUE, R. Formação da competência leitora no ensino superior: uma prática de leitura analítico-reflexiva da coerência textual em artigo científico. Desenredo, v. 12, n. 2, p. 496-516, 2016.
ALBUQUERQUE, R. A noção de gêneros textuais no ensino de português brasileiro como língua adicional (PBLA): por uma prática centrada na cena genérica. In: SILVA, F. C. O.; VILARINHO, M. M. O. (Orgs.). O que a distância revela: Diálogos em Português Brasileiro como Língua Adicional. Brasília: UAB, 2017.
8. A nota está disponível em: http://www.cnnbrasil.com.br/saude/apos-polemica-sobre-dados-da-covid-19-carlos--wizard-deixa-o-ministerio-da-saude/ Acesso em: 19 nov 2021.
ALBUQUERQUE, R. Ferramentas linguístico-discursivas, sequências textuais e gêneros textuais: eixos sociocognitivos de linguagem em diálogo na produção textual. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 20, n. 1, p. 85-102, 2019.
ALBUQUERQUE, R. Entre o comunicar e o interagir: contribuições epistêmicas da sociolinguística interacional para a Linguística Textual. Revista de Letras, v. 1, n. 41, p. 138-154, 2022.
ALBUQUERQUE, R.; MUNIZ, A. Proxêmica linguístico-discursiva: um mecanismo de modalização intersubjetiva. Fórum Linguístico, [no prelo]
ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.
ANTUNES, I. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017.
ARUNDALE, R. B. Face as relational and interactional: A communication framework for research on face, facework and politeness. Journal of Politeness Research, v. 2, n. 2, p. 193-216, 2006.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1992].
BAZERMAN, C. Speech Acts, Genres, and Activity Systems: How Texts Organize Activity and People. In: WARDLE, E.; DOWNS, D. (Eds.). Writing about writing: A College Reader. Boston/New York: Bedford/St. Martin’s, 2014 [2004].
BEZERRA, B. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola, 2017.
BEZERRA, M. A. Por que cartas do leitor na sala de aula. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
BLITVICH, P. G-C.; SIFIANOU, M. Im/politeness and discursive pragmatics. Journal of Pragmatics, v. 145, p. 91-101, 2019.
BLOMMAERT, J. Ideologias linguísticas e poder. In: SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. (Orgs.). Nova pragmática: modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014.
BONINI, A. A noção de sequência textual na análise pragmático-textual de Jean-Michel Adam. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
BOUSFIELD, D. Impoliteness in Interaction. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2008.
BRONCKART, J. P. Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolinguísticas. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 49-69, 2003 [1996].
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismos sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2007 [1999].
BRONCKART, J. P. L’enseignement des discours. De l’appropriation pratique à la maîtrise formelle. Research on Child Language Acquisition. New-York: Cascadilla Press, 2001.
BROWN, P.; LEVINSON, S. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
CARREIRA, M. H. Modalisation linguistique en situation d’interlocution: proxémique verbale et modalités
en portugais. Louvain-Paris: Peters, 1997.
CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P.; CUSTÓDIO FILHO, V.; CORTEZ, S. L.; PINTO, R. B. W. S.; PINHEIRO, C. L. O texto e suas propriedades: definindo perspectivas para análise. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 13, n. 25, p. 25-39, 2019.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
COSTA, S. D. Cartas de leitores: gênero discursivo porta-voz de queixa, crítica e denúncia no jornal O Dia. Soletras, v. 5, n. 10, p. 28-41, 2005.
CULPEPER, J. Towards an anatomy of impoliteness. Journal of Pragmatics, v. 25, p. 349-67, 1996.
CULPEPER, J. Impoliteness: Using Language to Cause Offence. Cambridge: Cambridge University Press, 2011a.
CULPEPER, J. Politeness and impoliteness. In: AJIMER, K.; ANDERSEN, G. (Eds.). Pragmatics of Society. Berlin: Mouton de Gruyter, 2011b. p. 393-438.
CULPEPER, J.; HAUGH, M. Pragmatics and the English Language. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2014.
EELEN, G. A Critique of Politeness Theories. Manchester: St. Jerome, 2001.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.
FERREIRA, A. B. H. Aurélio: o dicionário da língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2008.
FLICK, U. An introduction to qualitative research. 5th ed. London: Sage Publications, 2014.
GOFFMAN, E. Interaction Ritual: essays on face-to-face behavior. UK: Penguin University Books, 1967.
Letras em Revista (ISSN 2318-1788), Teresina, v. 13, n. 01, jan/jun. 2022 119
GRAINGER, K. ‘First order’ and ‘second order’ politeness: Institutional and intercultural contexts. In: LINGUISTIC POLITENESS RESEARCH GROUP (Org.). Discursive approaches to politeness. Walter de Gruyter: Berlin/Boston, 2011. p. 167-188.
HALL, E. T. A System for the Notation of Proxemic Behavior. American Anthropologist, v. 65, n. 5, p. 1003-26, 1963.
HAUGH, M. The co-constitution of politeness implicature in conversation. Journal of Pragmatics, v. 39, n. 1, p. 84-110, 2007a.
HAUGH, M. The discursive challenge to politeness research: An interactional alternative. Journal of Politeness Research, v. 3, n. 2, p. 295-317, 2007b.
HAUGH, M.; CULPEPER, J. Integrative pragmatics and (im)politeness theory. In: ILIE, C.; NORRICK, N. R. (Eds.). Pragmatics and its Interfaces. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2018. p. 213-239.
HOLMES, J.; MARRA, M. Leadership and managing conflict in meetings. Pragmatics, v. 14, n. 4, p. 439-62, 2004.
KÁDÁR, D. Z.; HAUGH, M. Understanding Politeness. UK: Cambridge University Press, 2013.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Abordagem intercultural da polidez linguística: problemas teóricos e estudo de caso. In: CABRAL, A. L. T.; SEARA, I. R.; GUARANHA, M. F. (Orgs.). Descortesia e cortesia: expressão de culturas. São Paulo: Cortez, 2017.
KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: Trajetórias e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015 [2004].
LAKOFF, R. T. The logic of politeness; or, minding your p’s and q’s. In: CORUM, C. et al. (Eds.). Papers from the Ninth Regional Meeting of the Chicago Linguistic Society, p. 292-305, 1973.
LEECH, G. Principles of Pragmatics. London: Longman, 1983.
LEECH, G. N. The Pragmatics of Politeness. Oxford: Oxford University Press, 2014.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola, 2010.
MASON, J. Qualitative Researching. 2nd ed. London, Thousand Oaks & New Delhi: SAGE, 2002.
MELO, G. R. B. Cartas à redação: uma abordagem discursiva. 1999. 264f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas, Campinas, 1999.
MILLER, C. R. Genre as social action. Quartely Journal of Speech, v. 70, p. 151-67, 1984.
MILLER, C. R. Rethorical Community: The Cultural Basis of Genre. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (Eds.). Genre and the New Rethoric. London: Taylor & Francis, 1994.
MILLS, S. Gender and Politeness. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
MOHAJAN, H. Qualitative Research Methodology in Social Sciences and Related Subjects. Journal of Economic Development, Environment and People, v. 7, n. 1, p. 23-48, 2018.
MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. D.E.L.T.A., v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008.
OLIVEIRA, J. R. A carta aberta como instrumento de ação social: uma proposta de intervenção à luz do letramento na EJA. 2018. 133f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
OLIVEIRA, N. A. F.; ZANUTTO, F. O gênero carta aberta: da interlocução marcada à interlocução esperada. In: ANTONIO, J. D.; NAVARRO, P. (Orgs.). Gêneros textuais em contexto de vestibular. Maringá: EDUEM, 2017. p. 133-152
PAIVA, V. L. M. O. Gêneros da Linguagem na perspectiva da complexidade. Linguagem em (Dis)curso, v. 19, n. 1, p. 67-85, 2019.
PASSOS, C. M. T. V. Funções discursivas das cartas do leitor. In: SOARES, M. E. Pesquisas em Lingüística e Literatura. Fortaleza: Universidade do Ceará, 2006.
PASTANA, M. P. S. D. Leitura e produção do gênero carta de leitor: os desafios de uma proposta de ensino. 2007. 133f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.
PINTO, J. P. É só mimimi? Disputas metapragmáticas em espaços públicos online. Interdisciplinar, v. 31, p. 221-236, 2019.
POMERANTZ, A. Preference in conversation: Agreeing and disagreeing with assessments. In: JAWORSKI, A.; COUPLAND, N. (Eds.). The Discourse Reader. 2nd ed. USA & Canada: Routledge, 2006 [1984].
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
RESENDE, V. M.; VIEIRA, V. C. Leitura e Produção de Texto na Universidade por meio de Roteiros de Aula: Um Exemplo da Abordagem. Gláuks, v. 16, n. 1, p. 75-97, 2016.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SIGNORINI, I. Metapragmáticas da língua em uso: unidades e níveis de análise. In: SIGNORINI, I. (Org.). Situar a lingua[gem]. São Paulo: Parábola, 2008.
SILVA, V. L. P. P. Variações tipológicas no gênero textual carta. In: KOCH, I. V.; BARROS, K. S. M. (Orgs.). Tópicos em Linguística de Texto e Análise da Conversação. Natal: EDUFRN, 1997.
TERKOURAFI, M. Beyond the micro-level in politeness research. Journal of Politeness Research, v. 1, n. 2, p. 237-262, 2005.
THOMPSON, J. B. A interação mediada na era digital. Matrizes, v. 12, n. 3, p. 17-44, 2018.
WATTS, R. J. Politeness. Cambridge: Cambridge University Press, 2009 [2003].
Publicado
2022-06-30
Como Citar
ALBUQUERQUE, Rodrigo; CAVALCANTE, Rafael Nogueira. Lutas (meta)discursivas no gênero Carta/Nota de Repúdio: a (im)polidez nas instâncias da interação. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 13, n. 01, jun. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/467>. Acesso em: 27 abr. 2024.