No contradiscurso da violência doméstica: a cenografia de uma campanha publicitária

Resumo

O presente trabalho busca analisar uma campanha contra a violência doméstica que cenograficamente apresenta em seus enunciados o contradiscurso propagandista de reação à misoginia e ao machismo que hostilizam a mulher na sociedade. Com isso, fomentamos um diálogo sobre práticas discursivas cotidianas e sobre a pertinência de problematizarmos, na esfera escolar, temas que afligem a humanidade. Pautamos nossa pesquisa na Análise do Discurso francesa, a fim de estabelecermos um paralelo entre as irrupções dos atuais casos de violência, suas condições de produção e o ensino de Língua Portuguesa a partir do estudo da perspectiva dos gêneros discursivos. O método empírico de cunho interpretativo embasa os procedimentos de análise que não concebem o discurso como produto, mas como um processo que se realiza ao longo das observações sempre atreladas ao postulado discursivo e corpus analisado. Afora, observamos como o crescente número de casos de violência doméstica no Brasil convoca-nos à desconstrução de discursos que inferiorizam a mulher.

Biografia do Autor

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Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG-UnUInhumas), Professora da Rede Pública de Ensino.

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Publicado
2022-06-30
Como Citar
LIMA, Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida; SILVA, Jaqueline Alves da. No contradiscurso da violência doméstica: a cenografia de uma campanha publicitária. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 13, n. 01, jun. 2022. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/477>. Acesso em: 19 abr. 2024.