A personagem Infantil no conto " Partida do audaz navegante" em Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa

Resumo

O referido estudo tem como objetivo analisar a reflexão feita no conto “Partida do audaz navegante” em Primeiras Estórias (1962), de João Guimarães Rosa, sobre a relação infância e fazer poético, associando à forma como a personagem se apresenta na narrativa, buscando perceber como a relação entre infância e poesia, instaurada pelo jogo de linguagem empreendida pelo autor, pode evidenciar a sua concepção de arte. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica, de caráter exploratório, e para abordar a poética rosiana, contou-se com as contribuições teóricas de Brait (1985) e Candido (1972), com os estudos sobre a personagem, bem como Levy (2011), Paulo Rónai (2005), Huizinga (2014), além de contar com a extensa crítica de Guimarães Rosa. A análise destacou a forte presença do foco infantil na obra rosiana, através do jogo instaurado na própria materialidade do espaço literário e como a personagem infantil, com sua existência lúdica, em seus jogos, pode tornar-se signo/linguagem. Nessa perspectiva, percebeu-se a importância da perspectiva da infância na poética de Guimarães Rosa.


 


Palavras-chave: Guimarães Rosa; infância;  jogo de linguagem.

Referências

ASSIS, Maria Aurinívea Sousa de. RIOBALDO E ASCHENBACH: AUDAZES NAVEGANTES: Experiências de Travessias em Grande Sertão: Veredas e em A Morte em Veneza, Disponível em:. Acesso: 18 out. 2018.
BARTHES, Roland. “A morte do autor”. In: O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1985.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem da ficção. São Paulo: Perspectiva, 1972.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do Fora. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
LISBOA, Henriqueta. “O motivo infantil na obra de Guimarães Rosa”. In: ROSA, João Guimarães. Ficção completa. Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.
ROSA, João Guimarães. “Diálogo com Günter Lorenz”. In: ROSA, João Guimarães. Ficção completa. Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1994.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
Publicado
2021-12-31
Como Citar
OLIVEIRA MAGALHÃES, Valéria Ribeiro; BUENOS AIRES DE CARVALHO, Diógenes. A personagem Infantil no conto " Partida do audaz navegante" em Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 12, n. 02, dez. 2021. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/482>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
SEÇÃO LIVRE