A lógica da polidez; ou, Cuidando da sua linguagem

Resumo

A obra A lógica da polidez; ou, Cuidando da sua linguagem (no original: The logic of politeness; or, Minding your P’s and Q’s), de 1973, da autora americana Robin Tolmach Lakoff, constitui, sem dúvida, um trabalho de referência em pesquisas iniciais sobre a polidez nos estudos linguísticos. Em seu estudo pioneiro, inscrito nas investigações de primeira onda, a autora destaca o fato de que a interação cotidiana consiste não apenas no intercâmbio de informações, mas é guiada pelo interesse mútuo dos interagentes ao evitar enunciados impolidos. Assim, ela reconhece a importância de se considerarem, além da sintaxe e da semântica, os aspectos pragmáticos que integram as interações face a face. Partindo desse pressuposto e baseando-se nas máximas de conversação de Grice (1967), a autora elabora seu próprio modelo de polidez, que consiste em uma combinação do que ela chama de regras de competência pragmática e de conversação, as quais dão visibilidade ao paradoxo entre ser claro e ser polido. Lakoff mostra, por meio de vários exemplos e de forma bastante ilustrativa, como essas regras entram em vigor durante a interação e quais fatores verbais e não verbais estão em jogo quanto a processos de co-construção de sentidos, sempre levando em consideração dimensões contextuais. Embora a autora considere as regras de polidez como
universais e traga exemplos em nível frástico, ela destaca que a interpretação do que é considerado polido pode diferir de uma cultura para outra, dado que diferentes grupos socioculturais atribuem diferentes valores a essas normas. Em suma, as contribuições de Lakoff são um convite a nos lançarmos em direção a estudos de (im)polidez em um âmbito linguístico, servindo de base para abordagens e teorias subsequentes que, de algum modo, discutem sobre (im)polidez.

Referências

ALBUQUERQUE, R.; ARAÚJO, T. B. S. Interagindo em português (brasileiro como língua adicional): a construção de sentidos no gênero campanha publicitária. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 22, n. 1, p. 161-182, 2020.
DONOVAN, B. The sexual basis of racial formation: Anti-vice activism and the creation of the twentieth-century ‘color line’. Ethnic and Racial Studies, v. 26, n. 4, p. 707-727, 2003.
GUMPERZ, J. J. Discourse strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
LAKOFF, R. What you can do with words: politeness, pragmatics, and performatives. Berkeley Studies in Syntax and Semantics I: XVI-l-XVI-55, 1974.
LAKOFF, R. T. The logic of politeness; or, minding your p’s and q’s. In: CORUM,
C. et al. (Eds.). Papers from the Ninth Regional Meeting of the Chicago Linguistic Society, p. 292-305, 1973.
Publicado
2023-03-03
Como Citar
LAKOFF, Robin et al. A lógica da polidez; ou, Cuidando da sua linguagem. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 13, n. 01, mar. 2023. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/491>. Acesso em: 18 abr. 2024.