Da biblioteca às redes sociais: literatura, tecnologia e cultura de fãs

  • Fellip Agner Trindade Andrade UFJF

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas das influências da era digital em nossa relação com a literatura e o consequente debate teórico acerca de tais mudanças. Tomando como exemplo a série de livros Harry Potter e seu caráter como fenômeno sociocultural nas redes sociais, este trabalho discute esse novo espaço encontrado não apenas para a produção cultural e literária, mas, também, para a recepção de tais obras pelo público. A difusão do texto e de seu conteúdo imagético na rede possibilita a formação e a consolidação de comunidades interpretativas de alcance global, bem como a apropriação da história e de seus personagens como referência cultural nas redes sociais e para além delas.

Referências

ANG, Audra. Coreia do Norte abre a porta Harry Potter e Britney Spears, mas para uma elite, 2005. Disponível em: http://www.publico.pt/ultima-pagina/jornal/coreia-do-norte-abre-a-porta-a-harry-potter-e-britney-spears-mas-para-uma-elite-47702 . Acesso em: 06 jun. 2017.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1999.
DI LUCCIO, Flavia; NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Escritores de Blogs: Interagindo com os Leitores ou Apenas Ouvindo Ecos?. PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2007, 27 (4), 664-679. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v27n4/v27n4a08.pdf . Acesso em: 14 jun. 2017.
ESTADÃO. Alexandre de Moraes de toga é comparado a Lord Voldemort, 2017. Disponível em: http://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,alexandre-de-moraes-de-toga-e-comparado-a-lord-voldemort,70001711093 . Acesso em: 28 maio 2017.
EVANS, Fernando. Harry Potter é tema de curso de história na Unicamp para público da terceira idade, 2017. Disponível em: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/harry-potter-e-tema-de-curso-de-historia-na-unicamp-para-publico-da-terceira-idade.ghtml . Acesso em: 21 jul. 2017.
FISH, Stanley. “Is there a text in this class?”. Alfa. vol. 36, p. 189-206, 1992.
FONTOURA, Marina Burdman. Literatura eletrônica e textualidade digital. ARTEFACTUM – Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, ano IX – nº 01/2017. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1414/687 . Acesso em: 10 jan. 2018.
GUPTA, Suman. Globalization and Literature. Cambridge: Polity Press, 2009.
G1. "Eduardo Cunha é uma espécie de Lord Voldemort para Michel Temer", diz Lo Prete, 2017. Disponível em: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/v/eduardo-cunha-e-uma-especie-de-lord-voldemort-para-michel-temer-diz-lo-prete/5879485/ . Acesso em: 02 jul. 2017.
______. Rio 2016 diz que não vai tolerar cartazes de protestos políticos, 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/olimpiadas/rio2016/noticia/2016/08/rio-2016-diz-que-nao-vai-tolerar-cartazes-de-protestos-politicos.html . Acesso em: 28 maio 2017.
HAYLES, N. Katherine. Literatura Eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo: Global, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KOSSOFF, Julian. Barack Obama under the Harry Potter spell. Disponível em: http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/1557929/Barack-Obama-under-the-Harry-Potter-spell.html . Acesso em: 02 jun. 2017.
LEACH, Ben. Harry Potter author J K Rowling gives £1 million to Labour, 2008. Disponível em: http://www.telegraph.co.uk/news/politics/labour/3021309/Harry-Potter-author-JK-Rowling-gives-1-million-to-Labour.html . Acesso em: 1 de jun. 2017.
MATOS, Adriana Dória. Escritores de blogs: a web como espaço de criação e discussão sobre literatura. Hipertextus, n. 3, Jun. 2009. Disponível em: http://www.hipertextus.net/volume3/Adriana-Doria-MATOS.pdf . Acesso em: 14 jun. 2017.
NEDER, Vinicius. Força nacional detém homem com cartaz de ‘Fora, Temer’ em prova de tiro com arco, 2016. Disponível em: http://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,forca-nacional-detem-homem-com-cartaz-de-fora-temer-em-prova-de-tiro-com-arco,10000067536 . Acesso em: 28 maio 2017.
O’CONNOR, Roisin. Theresa May refuses to compare herself to a Harry Potter character, 2017. Disponível em: http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/books/theresa-may-harry-potter-question-refuse-answer-election-2017-read-birmingham-nishkam-primary-school-a7739901.html . Acesso em: 1 de jun. 2017.
MUNARI, Ana Cláudia. Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter, 2011. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2000 /1/431100.pdf . Acesso em: 1 jun. 2017.
ROSA, Ana Beatriz. Para a internet, Harry Potter tem a melhor explicação sobre a política do Brasil, 2017. Disponível em: http:// www.huffpostbrasil.com/2016/05/13/para-a-internet-harry-potter-tem-a-melhor-explicacao-sobre-a-po_a_21696327/ . Acesso em: 28 maio 2017.
ROWLING, J. K. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
______. Harry Potter e a Ordem da Fênix. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. São Paulo: 2016. Disponível em: http://ubes.org.br/2016/mesmo-com-censura-fora-temer-marca-abertura-das-olimpiadas-2016/ . Acesso em: 29 maio 2017.
UNITED STATES GOVERNMENT ACCOUNTABILITY OFFICE. Democracy Assistance for Cuba Needs Better Management and Oversight, 2006. Disponível em: http://www.gao.gov/assets/260/253560.pdf . Acesso em: 06 jun. 2016.
YOUTUBE. Leandro Karnal explica a existência de aberrações como Silas Malafaia e Jair Bolsonaro - COMPLETO !, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZfOd3BPGaws . Acesso em: 1 jun. 2017.
Publicado
2019-07-05
Como Citar
ANDRADE, Fellip Agner Trindade. Da biblioteca às redes sociais: literatura, tecnologia e cultura de fãs. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 2, jul. 2019. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/78>. Acesso em: 21 nov. 2024.