Algumas considerações sobre o humano e o animal em Clarice Lispector pela perspectiva de Jacques Derrida

  • Talita Barcelos Ramos Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise das obras A paixão segundo G.H, e Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, da escritora Clarice Lispector. Nosso intuito é realizar um estudo acerca da temática do animal em ambos os textos da autora. Neste estudo pretendemos nos apoiar na teoria de Jacques Derrida em suas obras O animal que logo sou e A besta e o soberano, além de pontos da obra De que amanhã, para observarmos o que postula o autor sobre a relação entre o humano e o animal, buscando conciliar o desenvolvido pelo filósofo com os textos de Clarice Lispector. Nosso intuito é explorar, sobretudo, a desumanização enfrentada por ambas as protagonistas dos romances de Lispector.  Logo, formularemos algumas hipóteses acerca de como se configura o convívio entre o humano e o outro definido como animal.

Referências

DERRIDA, Jacques. A besta e o soberano (Seminário): Vol I (2001-2002). Edição estabelecida por Michel Lisse, Marie-Louise Mallet et Ginette Michaud. 1ed. Rio de Janeiro: Via verita, 2016.
______. De que amanhã: diálogo/Jacques Derrida; Elisabeth Roudinesco; Tradução André Telles; Revisão técnica Antonio Carlos dos Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
_____. O animal que logo sou (A seguir). Tradução Fábio Landa. São Paulo: UNESP, 2002.
GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Ática, 1995.
LISPECTOR, Clarice. Bichos. In: ___. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 332-337.
______. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998a.
______. A paixão segundo G.H. Rio de janeiro: Rocco, 2009.
______. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de janeiro: Rocco, 1998b.
Publicado
2020-04-21
Como Citar
RAMOS, Talita Barcelos. Algumas considerações sobre o humano e o animal em Clarice Lispector pela perspectiva de Jacques Derrida. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 10, n. 2, abr. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/83>. Acesso em: 25 maio 2020.