Escrita colaborativa no facebook: novos espaços de produção textual no contexto tecnológico

  • Emmanuella Farias de Almeida Barros UFPE
  • Benedito Gomes Bezerra UNICAP/UPE

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar indícios de escrita colaborativa em textos produzidos no ambiente do Facebook, assim como tipos específicos em que essa escrita se manifesta. O suporte teórico para essa análise concentrou-se, principalmente, nas propostas de Lowry et al (2004) e Ribeiro (2012), sobre as ideias e a prática da escrita colaborativa. O universo da pesquisa foi o site de redes sociais Facebook. Ao final do estudo, pudemos concluir que o Facebook é um site de redes sociais marcado não só pela interação e comunicação em massa, mas por apresentar também práticas de escrita colaborativa que resultam em textos argumentativos dos mais diversos tipos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma instituição. Atuou como Formadora Regional do PNAIC, programa vinculado ao Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Atualmente é professora convidada dos cursos de Pós-Graduação da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). E-mail: emmanuellabarros@gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

É doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e professor assistente da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL (UNICAP) e professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UPE). E-mail: beneditobezerra@gmail.com

Referências

KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed., 2. reimp. São Paulo: Contexto,
2013.
LAURENTIZ, Silvia. Tags e metatags? De Ted Nelson a Tim Berners-Lee. REVISTA PORTO ARTE:
PORTO ALEGRE, v. 17, n. 28, MAIO/2010. Disponível em: view/18786/10964> Acesso em 20 de maio de 2018.
LOWRY, P.; CURTIS, A.; LOWRY, M. 2004. Building a taxonomy and nomenclature of collaborative
writing to improve interdisciplinary research and practice. Journal of Business Communication, v. 41, n. 1,
p. 66-99, January 2004. Disponível em: Acesso em
19 de maio de 2018.
O’REILLY, T. What is Web 2.0?: Design patterns and business models for the next generation of software.
2007. Disponível em: html.> Acesso em 15 de maio de 2018.
PINHEIRO, Petrilson Alan. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: Ressignificando
a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, v. 9, n. 3, p. 226-239, set/dez 2011.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
BARROS, Emmanuella Farias de Almeida; BEZERRA, Benedito Gomes. Escrita colaborativa no facebook: novos espaços de produção textual no contexto tecnológico. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/108>. Acesso em: 22 dez. 2024.