Interação oral online pelo whatsapp na aprendizagem de inglês para iniciantes
Resumo
Esta pesquisa investigou o uso do aplicativo WhatsApp para analisar interação oral online em Inglês dentre alunos de nível iniciante, estudantes do ensino médio técnico da rede pública federal. Tendo em vista que a interação oral tem, geralmente, um espaço limitado no ensino regular de línguas no Brasil, este trabalho também oportunizou interação oral online por meio do desenvolvimento de uma atividade didática com o uso de recurso tecnológico digital. Os dados apresentados neste estudo foram coletados através de um questionário inicial para caracterização do perfil dos participantes e, em um segundo momento, desenvolvimento de uma atividade de interação oral online, com foco na fala (produção oral), através da gravação de áudio. As interações foram transcritas e analisadas numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram características de interação oral dentre iniciantes, todavia acrescentando diferentes aspectos às discussões teóricas propostas até então. Os resultados deste estudo podem auxiliar não somente no desenvolvimento de atividades didáticas, mas também na efetivação da produção oral, além de promover oportunidade de prática de interação dentre aprendizes iniciantes de Inglês no Brasil.
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