Interação oral online pelo whatsapp na aprendizagem de inglês para iniciantes

  • Nayara Nunes Salbego IFSC/UFSC
  • Celso Henrique Soufen Tumolo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Esta pesquisa investigou o uso do aplicativo WhatsApp para analisar interação oral online em Inglês dentre alunos de nível iniciante, estudantes do ensino médio técnico da rede pública federal. Tendo em vista que a interação oral tem, geralmente, um espaço limitado no ensino regular de línguas no Brasil, este trabalho também oportunizou interação oral online por meio do desenvolvimento de uma atividade didática com o uso de recurso tecnológico digital. Os dados apresentados neste estudo foram coletados através de um questionário inicial para caracterização do perfil dos participantes e, em um segundo momento, desenvolvimento de uma atividade de interação oral online, com foco na fala (produção oral), através da gravação de áudio. As interações foram transcritas e analisadas numa abordagem qualitativa. Os resultados apontaram características de interação oral dentre iniciantes, todavia acrescentando diferentes aspectos às discussões teóricas propostas até então. Os resultados deste estudo podem auxiliar não somente no desenvolvimento de atividades didáticas, mas também na efetivação da produção oral, além de promover oportunidade de prática de interação dentre aprendizes iniciantes de Inglês no Brasil.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

 Nayara Nunes Salbego

Professora de Inglês do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras Inglês pela UFSM (2008), mestrado em Letras Inglês pela UFSC (2014) e especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação pela UFSM (2012).

e-mail: nayara.salbego@ifsc.edu.br  

##submission.authorWithAffiliation##

Celso Henrique Soufen Tumolo

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras - DLLE, CCE, UFSC, trabalhando na graduação como também na pós-graduação em Inglês (PGI). Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1988), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (1999) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC (2005).

e-mail: celso.tumolo@ufsc.br

Referências

AMRY, A. B. The impact of WhatsApp mobile social learning on the achievement and attitudes of female
students compared with face-to-face learning in the classroom. European Scientific Journal, v.10, n.
22, p. 116-136, 2014. Disponível em: https://eujournal.org/index.php/esj/article/view/3909 Acesso
em: 30 de Maio de 2018.
BLAKE, R. J. Brave new digital classroom: technology and foreign language learning. Washington, D.C.:
Georgetown University Press, 2008.
BOYD, D. Why youth (heart) social network sites: the role of networked publics in teenage social life.
In: BUCKINGHAM, D. (Ed.). Youth, identity, and digital media. Cambridge, MA: MIT Press, 2007. p.
119-142.
BOUHNIK, D.; DESHEN, M. WhatsApp goes to school: mobile instant messaging between teachers
and students. Journal of Information Technology Education Research, v.13, p. 217-231, 2014. Disponível em:
http://www.jite.org/documents/Vol13/JITEv13ResearchP217-231Bouhnik0601.pdf Acesso em: 30
de Maio de 2018.
CASTRILLO, M. D.; MARTÍN-MONJE, E.; BÁRCENA, E. New forms of negotiating meaning on
the move: the use of mobile-based chatting for foreign language distance learning. IADIS International
Journal, v. 12, n. 2, p. 51-67, 2015. Disponível em: http://www.iadisportal.org/ijwi/papers/2014121204.
pdf Acesso em: 30 de Maio de 2018.
______ . mobile-based chatting for meaning negotiation in foreign language learning. 10th International
Conference Mobile Learning, p. 49-58, 2014. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED557212.
pdf Acesso em: 30 de Maio de 2018.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. London: Routledge, 2011.
COMPERNOLLE, R. A. Interaction and Second Language Development. Amsterdam: John Benjamins,
2015.
CUNHA, A. G. Coaching instrucional. São Paulo: Parábola, 2016.
DÖRNYEI, Z. Research methods in applied linguistics: quantitative, qualitative and mixed methodologies.
UK: Oxford University Press, 2011.
ELLIS, R. Learning a second language through interaction. Amsterdam: John Benjamins, 1999.
FERNÁNDEZ-GARCÍA, M.; MARTÍNEZ-ARBELAIZ, A. Negotiation of meaning in nonnative
speaker-nonnative speaker synchronous discussions. CALICO Journal, v.19. n.2, p. 279-294, 2002.
FOSTER, P.; OHTA, A. S. Negotiation for meaning and peer assistance in second language classrooms.
Applied Linguistics, v. 26, n. 3, p. 402–430, 2005.
GUICHON, N.; WIGHAM, C.R. A Semiotic perspective on webconferencing supported language
teaching. ReCALL, v. 28, n. 1, p. 62-82, 2016. Disponível em: https://halshs.archives-ouvertes.fr/
halshs-01236195/document Acesso em: 30 de Maio de 2018.
HAMPEL, R.; STICKLER, U. The use of videoconferencing to support multimodal interaction
in an online classroom. ReCALL, v. 24, n. 2, p. 116-137, 2012. Disponível em: http://oro.open.
ac.uk/31046/1/Regine%20Stickler%20use%20of%20videoconferencing.pdf Acesso em: 30 de Maio
de 2018.
HATCH, E. M. Discourse analysis and second language acquisition. In: HATCH, E. M. (Org.) Second
Language Acquisition: a book of readings. Rowley: Newbury, p. 401-435, 1978.
HOUSEN, A.; KUIKEN, F. Complexity, accuracy and fluency in second language acquisition. Applied
Linguistics, 30(4), 461-473, 2009.
HULSTIJN, J. H. et al. Bridging the gap: cognitive and social approaches to research in second language
learning and teaching. Studies in Second Language Acquisition, v. 36, n. 3, p. 361–421, 2014.
JUNGMI, K. A study of negotiation of meaning in NNS-NNS interactions – focusing on synchronous
CMC. 8th Conference of Pan-Pacific Association of Applied Linguistics, Japan, 2003. Disponível em:
http://www.paaljapan.org/resources/proceedings/PAAL8/pdf/pdf019.pdf Acesso em: 30 de Maio
de 2018.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
SALBEGO, Nayara Nunes; SOUFEN TUMOLO, Celso Henrique. Interação oral online pelo whatsapp na aprendizagem de inglês para iniciantes. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/113>. Acesso em: 20 abr. 2024.