Descrição do Modelo Sistêmico Design com gamification para cursos online de línguas

  • Adilson Fernandes Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Susana Cristina Dos Reis Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este estudo reporta uma investigação que explorou gamification no design de um curso ofertado na modalidade a distância. Trata-se de um estudo de caso aplicado a professores de diversas instituições de ensino, por meio do Curso de Extensão Games e gamification no ensino de línguas. Neste estudo, aplicamos a proposta Modelo sistêmico Design com Gamification para cursos online composto por cinco categorias, as quais são: concepção de ensino/aprendizagem de linguagem; conteúdos didáticos; recursos tecnológicos; sistema de gamification e rede de conexões periféricas. Os resultados indicam que esse modelo é uma opção diferenciada e inovadora para curso a distância, tendo em vista que adota elementos de jogabilidade que atraem os jovens e adultos, além de evidenciar que a proposta de design pode estimular, engajar e motivar os participantes na execução de tarefas em cursos online.

Biografia do Autor

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Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (2017), Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba (2011) e Graduação em Letras – Licenciatura – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2009). Atualmente, é tutor a distância do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) Aplicadas à Educação (UFSM), além de participar do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem a Distância (NuPEAD), da UFSM, onde investiga o ensino de línguas mediado por computador, jogos online e gamification para o ensino de línguas estrangeiras, a produção de material didático digital, o ensino de línguas a distância e as tecnologias educacionais no ensino de língua estrangeira.

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É professora Adjunto 4, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon). Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação, na UFSM, bem como atua na coordenação administrativa e pedagógica do laboratório de línguas/DLEM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa mediado por computador, ensino de línguas a distância, linguística aplicada, análise crítica do discurso e tecnologias educacionais no ensino de LE. Desenvolve pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologias, tanto para ensino presencial quanto para a distância, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação inicial e continuada de professores para ead.

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Publicado
2019-06-23
Como Citar
GOMES, Adilson Fernandes; DOS REIS, Susana Cristina. Descrição do Modelo Sistêmico Design com gamification para cursos online de línguas. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2019. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/117>. Acesso em: 12 nov. 2024.