Letramentos digitais e ampliações das noções de texto e de leitura

  • Walter Vieira Barros UFCG

Resumo

Este artigo objetiva discutir acerca das transformações que as tecnologias digitais têm promovido nas concepções de letramento(s), de texto e de leitura, bem como discutir sobre as implicações de tais mudanças para o ensino de línguas. A base epistemológica que fundamenta a escola tem sido desafiada pelas práticas sociais contemporâneas, ressaltando a importância do desenvolvimento de epistemologias digitais (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003). Estas epistemologias, que podem contribuir para a redução do descompasso entre escola e sociedade, neste trabalho, diz respeito às teorias de letramentos, mais especificamente a perspectiva dos letramentos digitais (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008) aliada ao letramento crítico (MONTE MÓR, 2013). A natureza das práticas sociais, e das produções textuais, contemporâneas é mais colaborativa, fluida e criativa, em que os usuários estão ativamente engajados. Tais aspectos podem ser considerados no ensino de línguas, enfatizando seu caráter educativo e não apenas linguístico-estrutural.

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Publicado
2018-06-30
Como Citar
BARROS, Walter Vieira. Letramentos digitais e ampliações das noções de texto e de leitura. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/130>. Acesso em: 26 abr. 2024.