O ato de resenhar no Skoob
Resumo
Este artigo analisa a resenha de livro no âmbito da rede social Skoob, considerando as estratégias de distribuição de informações nas resenhas publicadas nesse ambiente virtual. Teoricamente, apoiamo-nos, principalmente, no que se concerne ao processo de reelaboração de gêneros nas redes sociais (COSTA, 2010; ARAÚJO, 2016). Além disso, partimos do instrumental analítico chamado Create a Research Space (CARS), proposto, inicialmente, por Swales (1984), para o estudo da organização de introduções de artigos científicos, posteriormente utilizado por Motta-Roth (1995) para o estudo da resenha acadêmica. A metodologia adotada é de cunho etnográfico. A partir disso, coletamos 10 resenhas produzidas por usuários do Skoob. De posse dos dados, percebemos que, apesar de muitos dos moves e subfunções que compõem a resenha acadêmica se manterem, novas unidades retóricas aparecem nas resenhas, o que demonstrou a necessidade da reelaboração da organização retórica dessas resenhas para contemplar o ato de resenhar no Skoob.
Referências
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