O ato de resenhar no Skoob

  • Júlio Cesar Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Janyele Gadelha de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Rogiellyson da Silva Andrade Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Bicalho Pinto Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo analisa a resenha de livro no âmbito da rede social Skoob, considerando as estratégias de distribuição de informações nas resenhas publicadas nesse ambiente virtual. Teoricamente, apoiamo-nos, principalmente, no que se concerne ao processo de reelaboração de gêneros nas redes sociais (COSTA, 2010; ARAÚJO, 2016). Além disso, partimos do instrumental analítico chamado Create a Research Space (CARS), proposto, inicialmente, por Swales (1984), para o estudo da organização de introduções de artigos científicos, posteriormente utilizado por Motta-Roth (1995) para o estudo da resenha acadêmica. A metodologia adotada é de cunho etnográfico. A partir disso, coletamos 10 resenhas produzidas por usuários do Skoob. De posse dos dados, percebemos que, apesar de muitos dos moves e subfunções que compõem a resenha acadêmica se manterem, novas unidades retóricas aparecem nas resenhas, o que demonstrou a necessidade da reelaboração da organização retórica dessas resenhas para contemplar o ato de resenhar no Skoob.

Biografia do Autor

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Pós-Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG e Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da UFC, onde coordena o grupo de pesquisa em Discursos e Digitalidades (DIGITAL). Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. À luz dessa interface estuda as relações entre linguagem e tecnologia digital, com especial atenção aos seguintes temas: gêneros textuais digitais, novos letramentos, EaD,
convergência de mídias e hipertextos. 

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Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda em Literatura Comparada,
com ênfase em Semiótica Literária, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade
Federal do Ceará (UFC).

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Graduanda em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo HIPERGED, coordenado pelo Prof. Dr. Júlio Araújo. Bolsista de Iniciação Científica da Funcap no Projeto TERMIREDES -Terminologia das Redes Sociais no Brasil (Fase 2).

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Publicado
2018-06-30
Como Citar
ARAÚJO, Júlio Cesar et al. O ato de resenhar no Skoob. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/132>. Acesso em: 24 abr. 2024.