Impactos das novas tecnologias/mídias digitais nas práticas de letramento de pessoas analfabetas: um estudo de caso

  • Juliana Guedes Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria De Fátima Alves Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

A sociedade moderna abraça o uso das tecnologias e da vida digital, possibilitando aos indivíduos acesso informacional e maior interação com o meio social. O presente estudo, à luz de teorias do letramento social e digital (STREET, 2014, ROJO, 2009, COSCARELLI e RIBEIRO, 2005) busca refletir sobre os impactos que a mídia digital causa  na inserção de indivíduos não alfabetizados em contextos de uso da língua(gem). A pesquisa, de abordagem qualitativa, trata-se de um estudo de caso de uma jovem diarista, não alfabetizada, inserida no letramento digital. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista com a colaboradora da pesquisa e os resultados demonstram que sujeitos não alfabetizados fazem uso de práticas letradas através de ferramentas digitais que possibilitam a ressignificação da linguagem (oral ou escrita) fortalecida através do uso das redes sociais.


PALAVRAS-CHAVE: Letramento. Redes Sociais. Mídia digital.

Biografia do Autor

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Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2009), é graduada no
curso de Direito na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2017). Atualmente é mestranda no programa de
pós-graduação - POSLE, na Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras,
com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguinte tema: Gêneros textuais, produção de
textos, gênero resumo escolar.

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Maria de Fátima Alves – Doutora em Linguística pela UFPE. Professora da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) e do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (POSLE/UFCG). Líder do grupo de Pesquisa (UFCG/CNPq)“Práticas Educativas e Letramento”. Faz parte do grupo de pesquisa “Teorias de Linguagem e Ensino e desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: leitura, formação docente, letramento literário, gêneros textuais e ensino de língua portuguesa. Atua no projeto “Gêneros textuais como objeto de ensino: perspectivas teóricas e instrumentos didáticos”

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Publicado
2018-06-30
Como Citar
LIMA, Juliana Guedes; ALVES, Maria De Fátima. Impactos das novas tecnologias/mídias digitais nas práticas de letramento de pessoas analfabetas: um estudo de caso. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/141>. Acesso em: 22 dez. 2024.