Ampliação de letramentos através do jogo Minecraft: propostas pedagógicas

  • Cicero Nestor Pinheiro Francisco UFRPE
  • Robson Santos de Oliveira UFRPE/UAG

Resumo

Este trabalho visa discutir a importância do jogo virtual Minecraft e sua utilização no ambiente escolar para a promoção de letramentos em diversas áreas do conhecimento. Para isto, apoiamo-nos no uso de jogos virtuais para o aprendizado, no conceito de letramentos e nas contribuições de gêneros textuais/discursivos como práticas interacionais pertencentes a diversas atividades entendidas como componente de um sistema de gêneros. Este artigo, de caráter exploratório-descritivo, é um recorte de uma pesquisa de Mestrado de Letras que demonstrou a inserção do jogo virtual Minecraft no ambiente escolar, favorecendo a ampliação das práticas de letramentos quando do trabalho com textos. Procuramos demonstrar também, atividades pedagógicas nas quais o uso do Minecraft visa disseminar o ensino, ampliando o aprendizado através do uso de novas tecnologias.

Biografia do Autor

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Mestre em Letras (PROFLETRAS) pela UFRPE/UAG. Professor de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino básico na esfera municipal e estadual em Pernambuco. Membro do grupo de pesquisa LINTED - Linguagem, Tecnologia e Educação. Tem experiência em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, com foco nos temas: jogos digitais aplicados à educação, multimodalidades, multiletramentos, linguística textual e formação de professores.
E-mail: professornesstor@gmail.com

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Tem estágio de pós-doutoramento pela UFC. É doutor em Psicologia Cognitiva pela UFPE; Professor de Bacharelado em Ciência da Computação na UFRPE/UAG; Pesquisador-líder do grupo de pesquisa LINTED - Linguagem, tecnologia e educação. Atua nas áreas de Tecnologias Educacionais, Gêneros emergentes nas tecnologias digitais, Semiótica da Computação, Multimodalidade e Multiletramentos. Acerca desses temas tem publicado textos, realizado pesquisas e ministrado cursos.

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Publicado
2018-06-29
Como Citar
FRANCISCO, Cicero Nestor Pinheiro; SANTOS DE OLIVEIRA, Robson. Ampliação de letramentos através do jogo Minecraft: propostas pedagógicas. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/197>. Acesso em: 25 abr. 2024.