Compreensão e retenção de informações na leitura de textos em meio impresso e digital

  • Keyla Maria Frota Lemos Universidade Federal do Ceará
  • Vládia Maria Cabral Borges Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este estudo, de caráter quantitativo, buscou avaliar a compreensão e retenção de conteúdo lido em diferentes meios (impresso, computador de mesa, tablet e celular) de textos acadêmicos e jornalísticos. A pesquisa foi realizada com a participação de 37 alunos do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa da Universidade Federal do Ceará. Os resultados encontrados nesta pesquisa corroboram a concepção de que não há diferenças significativas entre a leitura no meio impresso ou no meio digital. Também não verificamos melhor desempenho nos testes de compreensão aliados a nenhum dos quatro
meios utilizados (texto impresso, computador de mesa, tablet ou celular). Concluímos que não há evidências para receios em relação ao uso das tecnologias digitais para o ensino e aprendizado de línguas.

Biografia do Autor

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Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente da UERN.  Foi coordenadora do PIBID de Letras-Inglês de 2014 a 2016 e Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras de 2015 a 2016. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas, uso de tecnologias digitais para o ensino e leitura. Contato: keylamariafrotalemos@gmail.com

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Ph.D. em Educação pela Universidade de Rhode Island, EUA (2006). É professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará desde 1994, Diretora do Centro de Humanidades da UFC, pelo quadriênio 2015-2019, e coordena o Programa Inglês sem Fronteiras no âmbito da UFC. Pesquisa e orienta pesquisas nas áreas de: processamento textual; metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; e ensino-aprendizagem de línguas mediado pelo computador. Contato: vladiaborges@gmail.com

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Publicado
2018-06-30
Como Citar
FROTA LEMOS, Keyla Maria; CABRAL BORGES, Vládia Maria. Compreensão e retenção de informações na leitura de textos em meio impresso e digital. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/198>. Acesso em: 13 nov. 2024.