O aplicativo “A caça ao tigre-de-bengala e a outros animais em extinção” e o trabalho com recursos digitais nos anos iniciais

  • Maria Sílvia Cintra Martins UFSCar

Resumo

Neste trabalho, que teve versão preliminar publicada em Martins (2017), pretendo me voltar aos temas da formação do leitor no mundo digital, assim como dos letramentos literário, digital e cultural na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O capítulo abrangerá, em parte, reflexão crítica e teórica a respeito da temática da exploração pedagógica do mundo digital; em parte, de forma que se possa visualizar a articulação necessária entre teoria e prática, comportará relato da experiência em torno da construção de um aplicativo para utilização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, dois itens iniciais apresentarão suporte teórico de base histórico-crítica para se pensar no papel da tecnologia como mediadora e subjetificadora nas práticas sociais, enquanto os demais comportarão relatos de experiência entremeados de passagens de reflexão crítica.

Referências

BARTLETT, L. To seem and to feel: situated identities and literacy practices. Teachers College Record, Vol. 109 Number 1, 2006, pp. 51-69.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramento, novas tecnologias e a Teoria Ator-Rede: um convite à pesquisa. Remate de Males – 29(1) – jan./jun. 2009.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs – capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DERRIDA, Jacques. Of Grammatology. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press, 1976.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
GEE, J. P. New times and new literacies: Themes for a changing world. In: Bakhtinian Perspectives on Language, Literacy, and Learning. Cambridge University Press, 2004.
JEAN, Georges. A escrita – memória dos homens. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
KLEIMAN, ÂNGELA B. Processos identitários na formação profissional. O professor como agente de letramento. In: CORREA, M. & BLOCH, F. (Orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
LATOUR, Bruno. Reassembling the Social: an introduction to actor-network-theory. NewYork: OUP, 2005.
LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2014.
LURIA, Alexandr Romanovich. Pensamento e linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1971.
MARTINS, M. Sílvia C. A escrita e as outras linguagens. Alfa – Revista de Linguística, v.47(2). Araraquara, 2003. Disponível em: http://www.leramento.iel.unicamp.br/portal/
MARTINS, M. Sílvia C. A adoção do método inverso na compreensão da linguagem escrita. CD-ROM da 27° Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2004. Versão on-line disponível em: www.anped.
org.br/27ra.htm. GT 10 - Alfabetização, leitura e escrita.
MARTINS, M. Sílvia C. Hibridismo e plasticidade na constituição dos gêneros do discurso. Trabalhos
em Linguística Aplicada, v. 48, p. 23-39. Campinas, IEL/Unicamp 2009.
MARTINS, M. Sílvia C. Então você já sabia? São Carlos: LEETRA/UFSCar, 2016.
MARTINS, M. S. C. A Construção de “A caça ao tigre-de-bengala” e o trabalho com aplicativos nos
anos iniciais. Novos Olhares: leitura, ensino e mundo digital / Organizadoras: Ana Paula Teixeira Porto,
Luana Teixeira Porto. Frederico Westphalen: URI, 2017.
MARTINS, M.S.C; ROZENFELD, C.C.F. O uso de TICs na formação de professores: redefinindo
práticas de letramento à luz de uma abordagem crítica. Anais do SIED:EnPED. São Carlos, UFSCar,
2012.
MESCHONNIC, Henri. Dans le bois de la langue. Paris: Éditions Laurence Teper, 2008.
OLSON, David Richard. O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita.
São Paulo: Ática, 1997.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959.
STREET, Brian. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
MARTINS, Maria Sílvia Cintra. O aplicativo “A caça ao tigre-de-bengala e a outros animais em extinção” e o trabalho com recursos digitais nos anos iniciais. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/200>. Acesso em: 21 nov. 2024.