PROCURAM-SE DICIONÁRIOS ESCOLARES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRESENÇA DE DICIONÁRIOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO
Resumo
Este texto visa apresentar uma pesquisa sobre o uso do dicionário nas escolas do município de Codó-MA. Parte do pressuposto que o dicionário é uma ferramenta didático útil para, entre outras coisas, o desenvolvimento da leitura e da escrita. O trabalho resulta de pesquisas realizadas no âmbito do
grupo GIELP-grupo de investigação do ensino de língua portuguesa, grupo que reúne alunos e professores pesquisadores da área do ensino de língua portuguesa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus VII, Codó-MA. A pesquisa insere-se no campo da Lexicografia Pedagógica, consultando trabalhos e pesquisas elaborados nessa área, dentro os quais são citados os trabalhos de Brangel (2013), Krieger (2007, 2004), Brasil (2012) dentre outros que abordam a importância do uso dos dicionários na sala de aula. A pesquisa, feita em 2017, consiste na busca da presença dos dicionários salas de aula de 7escolas do município de Codó-MA, município que apresenta baixíssimo índices de leitura e de escrita, de acordo com dados do IDEB. Os resultados mostram que ainda é possível observar alguns dicionários que foram enviados pelo MEC, mas esses dicionários não têm sido usado para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos das escolas investigadas. Conlui-se que essa situação é um problema para a implementação da cultura da consulta a dicionário por parte dos alunos e professores, conforme objetiva o programa de distribuição de dicionários feito pelo MEC.
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