PROCURAM-SE DICIONÁRIOS ESCOLARES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRESENÇA DE DICIONÁRIOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO

  • Luís Henrique Serra Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Ednalva Lima e Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Raimunda Nonata dos Santos Ferreira Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este texto visa apresentar uma pesquisa sobre o uso do dicionário nas escolas do município de Codó-MA. Parte do pressuposto que o dicionário é uma ferramenta didático útil para, entre outras coisas, o desenvolvimento da leitura e da escrita. O trabalho resulta de pesquisas realizadas no âmbito do
grupo GIELP-grupo de investigação do ensino de língua portuguesa, grupo que reúne alunos e professores pesquisadores da área do ensino de língua portuguesa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus VII, Codó-MA. A pesquisa insere-se no campo da Lexicografia Pedagógica, consultando trabalhos e pesquisas elaborados nessa área, dentro os quais são citados os trabalhos de Brangel (2013), Krieger (2007, 2004), Brasil (2012) dentre outros que abordam a importância do uso dos dicionários na sala de aula. A pesquisa, feita em 2017, consiste na busca da presença dos dicionários salas de aula de 7escolas do município de Codó-MA, município que apresenta baixíssimo índices de leitura e de escrita, de acordo com dados do IDEB. Os resultados mostram que ainda é possível observar alguns dicionários que foram enviados pelo MEC, mas esses dicionários não têm sido usado para o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos das escolas investigadas. Conlui-se que essa situação é um problema para a implementação da cultura da consulta a dicionário por parte dos alunos e professores, conforme objetiva o programa de distribuição de dicionários feito pelo MEC.

Biografia do Autor

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Professor da Universidade Federal do Maranhão, campus VII, Codó. Licenciado, Mestre e Doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo. Coordena o projeto Dicionário na sala de aula como ferramente de leitura e de escrita, do Grupo de Investigações em Ensino de Língua Portguguesa(GIELP/UFMA/CNPq). O projeto é Financiado pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA. luis.ufma@gmail.com

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Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Grupo de Investigações do
Ensino de Língua Portuguesa – GIELP/UFMA/CNPq. É bolsista de Iniciação Cientifica da UFMA/Foco
Acadêmico. E-mail: ednalva100@hotmail.com

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Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Grupo de Investigações do
Ensino de Língua Portuguesa – GIELP/UFMA/CNPq. É bolsista da Fundação de Amparo ao desenvolvimento
Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA. Email: raymundaa.ferreira@gmail.com

Referências

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Publicado
2019-10-25
Como Citar
SERRA, Luís Henrique; LIMA E SILVA, Maria Ednalva; FERREIRA, Raimunda Nonata dos Santos. PROCURAM-SE DICIONÁRIOS ESCOLARES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRESENÇA DE DICIONÁRIOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE CODÓ, MARANHÃO. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 10, n. 01, out. 2019. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/255>. Acesso em: 23 nov. 2024.