O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA E AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER E ANALISAR AS APRENDIZAGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA

  • Ida Maria Morales Marins UNIPAMPA
  • Thuanne Souza Jahnke Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão/RS.

Resumo

O presente texto apresenta uma proposta de trabalho com o gênero textual crônica e o uso da metodologia das sequências didáticas, desenvolvida pelo grupo de Genebra. Após exposição da proposta é realizada uma análise e discussão das aprendizagens desenvolvidas por alunos do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Jaguarão/RS, as quais indicaram a relevância da metodologia no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. (261-306).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Língua portuguesa de 5ª a 8ª série do 1º grau. Brasília: MEC/SEE, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/Apresentação.pdf> Acesso em: 10 jun. 2019.
DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. (p. 95 – 128).
GUIMARÃES, A. M. M; CARNIN, A; KERSCH, D. F. Caminhos de construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. (orgs.). Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2015.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionisio, A. P; MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A. Gêneros Textuais e Ensino. (orgs.). Rio de Janeiro: Lucema, 2007.
______. Gêneros Textuais no ensino de Língua. In: MARKUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
______. Gêneros Textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A; GAYDEC ZKA, B; BRITO, K. (orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual interativa. São Paulo: Contexto, 2015.
Publicado
2020-06-04
Como Citar
MARINS, Ida Maria Morales; SOUZA JAHNKE, Thuanne. O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA E AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER E ANALISAR AS APRENDIZAGENS DA LÍNGUA PORTUGUESA. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 11, n. 01, jun. 2020. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/288>. Acesso em: 27 nov. 2020.