COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: TODA CRIANÇA É ÚNICA

  • Valquíria Claudete Machado Borba UNEB

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir sobre as discussões feitas ao longo da disciplina “Aspectos sociocognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita”, no ano de 2015, com uma turma de 22 alunos do PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras) da Universidade do Estado da Bahia – Campus V, apresentando a visão da turma ao analisar, à luz do aporte teórico trabalhado, a questão do ensino-aprendizagem a partir do filme “Como Estrelas na Terra – toda criança é especial”, do diretor e produtor Aamir Khan (2007), tendo a questão da cognição e aprendizagem como base.

Referências

ALVES, L. M. et al. Introdução à dislexia do desenvolvimento. In: ALVES, L. M.; MOUSINHO, R. CAPELLINI (Orgs.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
CARVALHO, B. P. S. C. Resenha crítica do filme Como estrelas na terra – toda criança é especial. Portal da Educação. Educação e Pedagogia, 2012. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-terra-toda-crianca-e-especial/20287>. Acesso em: 17 abr 17.

CHIESA, B. Um “ABC” do cérebro. In: A ciência do aprendizado. Neuroeducação. N. 1. São Paulo: Editora Segmento, 2007.

Como estrelas na Terra. Direção e produção: Aamir Khan. Título original: Taare Zameen Par [Like Stars on Earth]. Índia: PVR Pictures, 2007.

DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Trad. de Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

GERHARDT, A. F. L M. Learning in cognitive niches. In: Kools, H., Morris, J., Amaral, J.L. (Eds.). Current Topics in Children’s Learning and Cognition. Rijeka, Croatia: InTechOpen Publishers, 2012.

GROSSI, M. G. R.; LOPES A. M.; COUTO, P. A. A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira. Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p.27-40, jan./jun. 2014.

PINTO, G. C. O livro do cérebro, 3: memória, pensamento e consciência; traduzido por Frances Jones. São Paulo: Duetto, 2009.

GUERRA, L. B. Pedagogia da motivação. In: Como o cérebro aprende. Neuroeducação. N. 3. São Paulo: Editora Segmento, 2015.

LEAL, G. O desafio de ensinar. In: O desafio de aprender. Mente e Cérebro. Edição Especial n. 26. São Paulo: Duetto Editora, [201-?].

MUSZKAT, M. RIZZUTTI, S. Ensinar do jeito que o aluno aprende. In: Neuroeducação. 3 ed. São Paulo: Editora Segmento, 2015.

NAVAS, A. L. Por que prevenir é melhor que remediar quando se trata de dificuldades de aprendizagem. In: ALVES, L. M.; MOUSINHO, R. CAPELLINI (Orgs.). Dislexia: novos temas, novas perspectivas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

PEREIRA, J. A. O ensino-aprendizagem da língua portuguesa. In: PEREIRA, J. A.; RIBEIRO, M. J.; OLIVEIRA, A. C. Leitura e escrita: diagnósticos e desafios. Blumenau: Ed. da FURB, 1996.

SINHA, C., (1999). Situated Selves: learning to be a learner. In: BLISS, J., SÃLJÕ, R., LIGHT, P. (orgs.). Learning Sites: Social and Technological Resources for Learning. Oxford: Pergamon.
Publicado
2019-10-25
Como Citar
BORBA, Valquíria Claudete Machado. COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: TODA CRIANÇA É ÚNICA. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 10, n. 01, out. 2019. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/52>. Acesso em: 27 abr. 2024.