A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
Resumo
Nesta pesquisa descrevemos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores”, desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção do gênero digital blog. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes, dos quais 2 foram escolhidos para análise. A pesquisa teve sua ancoragem nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos e na relevância atribuída aos gêneros digitais a partir da influência das novas tecnologias. Como resultados, percebemos que nessa proposta de produção do gênero, a concepção de aula se resinifica e novas possibilidades metodológicas se colocam à disposição do professor.
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BRASIL, Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
NASCIMENTO, F. et al. Uso do blog na prática pedagógica. In: MERCADO, L. P. Práticas de formação de professores na educação à distância. Maceió: Edufal, 2008. p. 357- 369.
NUNES, C.M.F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, Ano 22, n.74, p.27-42, abr. 2001.
RODRIGUES. R. H. A Constituição e Funcionamento do Gênero Jornalístico Artigo: Cronotopo e Dialogismo. 2001. 356 p. Tese (Doutorado Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – LAEL – PUCSP). São Paulo-SP, 2001.
ROJO, R.; Escol@ concect@d@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
_____; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
SIGNORINI, I; Letramentos multi-hipermidiático e formação de professores de línguas. In:______; FIAD. R. S. Ensino de línguas: das reformas, das inquietações e dos desafios. BH. Editora UFRMG, 2012.
TARDIFF. M. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.