O USO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ORTOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Apresenta-se uma proposta de design pedagógico e de roteiro para a elaboração de um objeto de aprendizagem que propicie ao aluno autonomia no exercício da ortografia da Língua Portuguesa, a partir da conscientização sobre as relações entre escrita e fala, com vistas a reduzir o índice de apagamento do R em final de verbos nos textos de estudantes do Ensino Fundamental. Estudou-se o desvio ortográfico da supressão do morfema de infinitivo e concluiu-se ser um erro motivado pelo apoio na oralidade, tendo em vista a proximidade de traços fonético-fonológicos entre o rótico e a vogal (Alvarenga e Oliveira, 1997; Silva, 1999). Considerou-se a retextualização (Marcuschi, 2007) como uma possibilidade de treinar a preservação do R final dos verbos. Para trabalhar a retextualização, sugeriu-se a elaboração de um objeto de aprendizagem (Prensky, 2012; Leffa e Pinto, 2014), cujos design pedagógico e roteiro de elaboração foram apresentados com base nos modelos da Rede Interativa Virtual de Educação – Rived (SEED, 2004).
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
________. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Carmem Lúcia Prata e Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento (orgs). Brasília: MEC, SEED, 2007
________.Ministério da Educação; Ministério da Ciência e Tecnologia. Ortografia, Ensino Fundamental. In: Portal do Professor. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br. Brasil, 2008. Acesso em 05 jun., 2014.
________.Software educacional, Ensino Fundamental. In: Banco Internacional de Objetos Educacionais. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br. Brasil, 2008b. Acesso em: 02 ago., 2014.
LEFFA, Vilson J.; PINTO, Cândida M. Aprendizagem como vício: o uso de games na sala de aula. In: Revista (Com) Textos Linguísticos. Vitória, v. 20, n. 101, p. 358-378, 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2 ed. São Paulo: Ática, 1999.
PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação. Modelo de Design Pedagógico. Disponível em http://rived.mec.gov.br/arquivos/modelo_design.pdf. Brasil, 2004. Acesso em 20 jan., 2015.
_______. Modelo de Roteiro do Objeto de Aprendizagem. Disponível em http://rived.mec.gov.br/arquivos/modelo_roteiro.pdf. Brasil, 2004. Acesso em 28 jan., 2015.
SILVA, Thais Cristófaro. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 1999.