Ocupação das escolas estaduais do Ceará: o uso das TICs como instrumento de emancipação e reafirmação de identidades

  • Aline de Oliveira Viana Universidade Federal do Ceará
  • Germana da Cruz Pereira Universidade Federal do Ceará

Resumo

Neste trabalho analisamos os discursos de portais de notícias e fanpages da rede social Facebook das ocupações dos estudantes secundaristas no estado do Ceará durante a greve dos professores no ano de 2016. Utilizamos como referenciais teóricos os Estudos Críticos do Discurso de Teun A. van Dijk (2015), conceitos de redes sociais na internet de Recuero (2009), de sociedade em rede e identidade de Castells (1998) e de representações sociais proposto por Sá (1998) com base nos postulados de Jodelet e Moscovici. A partir desse estudo, observamos como o uso das TICs auxiliou o movimento estudantil durante as ocupações na redefinição da identidade dos alunos como membros e responsáveis por sua formação, unidade escolar e comunidade


Palavras-chave: Análise crítica do discurso. Representação Social. Movimento Estudantil.

Biografia do Autor

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Assistente em Administração da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua como Editora de Texto da Revista Extensão, Tecnóloga em Gestão da Qualidade e discente do Curso de Letras Espanhol na Universidade Federal do Ceará, aluna do curso de Especialização em Tecnologias Digitais para a Educação Básica na Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Narrativas Multimídia. E-mail: alinedeoviana@gmail.com

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Docente do setor de Língua Espanhola e Prática de Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, desenvolve pesquisas em Estudos Críticos do Discurso com ênfase nos discursos das mídias, Formação de Professores e Intersemiose. E-mail: germanadacruz@hotmail.com.

Referências

CASTELLS, M. El Poder de la Identidad. Madrid: Alianza Editorial, 1998.

CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2008.

RECUERO, R Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SÁ; C. P. de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2015.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
VIANA, Aline de Oliveira; PEREIRA, Germana da Cruz. Ocupação das escolas estaduais do Ceará: o uso das TICs como instrumento de emancipação e reafirmação de identidades. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/70>. Acesso em: 13 nov. 2024.