Ocupação das escolas estaduais do Ceará: o uso das TICs como instrumento de emancipação e reafirmação de identidades
Resumo
Neste trabalho analisamos os discursos de portais de notícias e fanpages da rede social Facebook das ocupações dos estudantes secundaristas no estado do Ceará durante a greve dos professores no ano de 2016. Utilizamos como referenciais teóricos os Estudos Críticos do Discurso de Teun A. van Dijk (2015), conceitos de redes sociais na internet de Recuero (2009), de sociedade em rede e identidade de Castells (1998) e de representações sociais proposto por Sá (1998) com base nos postulados de Jodelet e Moscovici. A partir desse estudo, observamos como o uso das TICs auxiliou o movimento estudantil durante as ocupações na redefinição da identidade dos alunos como membros e responsáveis por sua formação, unidade escolar e comunidade
Palavras-chave: Análise crítica do discurso. Representação Social. Movimento Estudantil.
Referências
CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2008.
RECUERO, R Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SÁ; C. P. de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2015.