Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol
Resumo
Diante dos constantes avanços tecnológicos, torna-se imprescindível a atualização das metodologias utilizadas nas práticas de ensino. Pensando nisso, o projeto Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, oportuniza estudantes e servidores a participarem de aulas da língua espanhola que interligam cultura, literatura e multimodalidade. A proposta abrange diferentes temáticas, envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis e contemplando uma aprendizagem significativa. Assim, o presente artigo objetiva descrever um trabalho realizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos do projeto desenvolveram a produção de um podcast, tratando sobretudo, do país latino-americano Chile. Ademais, os resultados foram positivos, pois além de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes acerca do país e do idioma, a produção está disponibilizada na plataforma virtual SoundCloud para acesso livre, de modo a incentivar inovações no campo educacional.
Referências
FARIA, A., PEREIRA, M. & DIAS, P. (2007). Podcasting na educação: O projecto “Era uma vez…”. In A. Osório & M. Puga, As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola (pp.37-47). Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação Metaforma.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, p.55-70, 2017.
HALLIDAY M.A.K. 1989. Part A. In: M.A.K. HALLIDAY; R. HASAN (eds.), Language, context and text: aspects of language in a socialsemiotic perspective. Oxford, Oxford University Press, p. 3-49.
KERN, Richard. Literacy and Language teaching. Oxford, 2000.
KRAVISKI, Elys Regina Andretta. ESTEREÓTIPOS CULTURAIS: O ENSINO DE ESPANHOL E O USO DA VARIANTE ARGENTINA EM SALA DE AULA. Curitiba. 2007. Disponível em:
KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York, Routledge, 2010.
NOVASKI Elisa, WERNER Maristela Pugsley. Abordagem cultural na aula de língua estrangeira. Disponível em:
OLIVEIRA, Susana; CARDOSO, Eduardo (2009). Novas Perspectivas no Ensino da Língua Inglesa - Blogues e Podcasts. Revista EFT – Educação, Formação e Tecnologias. Disponível em:
PARAQUETT, M. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M. Espanhol: Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Coleção Explorando o Ensino; v.16. Disponível em:
REIS, S.C dos.; GOMES, A.F.2014, Podcast para o ensino de língua inglesa: análise e prática de letramento digital. Calidoscopio, vol.12. Unisinos.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.
VYGOTSKY, L.V. 1993. Pensamento e Linguagem. 1ª ed., São Paulo, Martins Fontes, 136 p. Disponível em: