Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol

  • Carla Luciane Klos Schöninger IFFar e UFRGS
  • Gabrielle Stephany da Silva Roque Instituto Federal Farroupilha
  • Iasmin Assmann Cardoso da Silva Instituto Federal Farroupilha

Resumo

Diante dos constantes avanços tecnológicos, torna-se imprescindível a atualização das metodologias utilizadas nas práticas de ensino. Pensando nisso, o projeto Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, oportuniza estudantes e servidores a participarem de aulas da língua espanhola que interligam cultura, literatura e multimodalidade. A proposta abrange diferentes temáticas, envolvendo as ferramentas tecnológicas disponíveis e contemplando uma aprendizagem significativa. Assim, o presente artigo objetiva descrever um trabalho realizado no segundo semestre de 2017, quando os alunos do projeto desenvolveram a produção de um podcast, tratando sobretudo, do país latino-americano Chile. Ademais, os resultados foram positivos, pois além de aperfeiçoar o conhecimento dos participantes acerca do país e do idioma, a produção está disponibilizada na plataforma virtual SoundCloud para acesso livre, de modo a incentivar inovações no campo educacional.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Letras - Estudos de Literatura- Teoria, crítica e comparatismo (UFRGS). Mestra em Letras: Literatura (URI). Graduada em Letras: Português/ Inglês e respectivas literaturas (URI). Graduada em Espanhol (UFPEL). Docente do Instituto Federal Farroupilha-Campus Panambi (IFFar). Coordenadora dos projetos: “Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de Espanhol” e “O Letramento Literário e a Multimodalidade nos cursos Técnico e Tecnológico: abordagens no ensino de línguas”.Contato: carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br

 

##submission.authorWithAffiliation##

Atualmente é graduanda no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFFar Campus Alegrete (5º semestre). Foi bolsista do projeto de pesquisa “Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e mutimodal no ensino de Espanhol” (2018), monitora de Embriologia e Histologia Humana (2017) e presidente de
Diretório Acadêmico (2017-2018) pelo IFFar Campus Panambi. Trabalhou no setor bibliotecário da UniOpet
(2014 - 2016).

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal Farroupilha. Com participação
como bolsista no projeto de pesquisa “Lontras Urbanas, saúde e conservação”. E no projeto de pesquisa
na área de letras/linguagem e literatura, com especialidade em língua espanhola. Atualmente bolsista no projeto
de pesquisa “Mirmecofauna (Hymenoptera: Formicidae) em fragmento florestal de mata ciliar da região
noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Referências

BOTTENTUIT JÚNIOR. J.B.; COUTINHO, C.P. 2009. Podcast uma ferramenta tecnológica para auxílio ao ensino de deficientes visuais. In: LUSOCOM: comunicação, espaço global e lusofonia, VIII, Lisboa, 2009. Actas... Lisboa, p. 2114-2126.

FARIA, A., PEREIRA, M. & DIAS, P. (2007). Podcasting na educação: O projecto “Era uma vez…”. In A. Osório & M. Puga, As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola (pp.37-47). Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação Metaforma.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, p.55-70, 2017.

HALLIDAY M.A.K. 1989. Part A. In: M.A.K. HALLIDAY; R. HASAN (eds.), Language, context and text: aspects of language in a socialsemiotic perspective. Oxford, Oxford University Press, p. 3-49.

KERN, Richard. Literacy and Language teaching. Oxford, 2000.

KRAVISKI, Elys Regina Andretta. ESTEREÓTIPOS CULTURAIS: O ENSINO DE ESPANHOL E O USO DA VARIANTE ARGENTINA EM SALA DE AULA. Curitiba. 2007. Disponível em: . Acesso em: 23 abril 18.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York, Routledge, 2010.

NOVASKI Elisa, WERNER Maristela Pugsley. Abordagem cultural na aula de língua estrangeira. Disponível em: . Acesso em: 16 abril 18.

OLIVEIRA, Susana; CARDOSO, Eduardo (2009). Novas Perspectivas no Ensino da Língua Inglesa - Blogues e Podcasts. Revista EFT – Educação, Formação e Tecnologias. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 18.

PARAQUETT, M. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M. Espanhol: Ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Coleção Explorando o Ensino; v.16. Disponível em: . Acesso em: 16 abri. 18.

REIS, S.C dos.; GOMES, A.F.2014, Podcast para o ensino de língua inglesa: análise e prática de letramento digital. Calidoscopio, vol.12. Unisinos.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.

VYGOTSKY, L.V. 1993. Pensamento e Linguagem. 1ª ed., São Paulo, Martins Fontes, 136 p. Disponível em:
. Acesso em: 13 mar. 18.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
SCHÖNINGER, Carla Luciane Klos; DA SILVA ROQUE, Gabrielle Stephany; ASSMANN CARDOSO DA SILVA, Iasmin. Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol. LETRAS EM REVISTA, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. ISSN 2318-1788. Disponível em: <https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77>. Acesso em: 22 dez. 2024.